Tenecteplase versus alteplase no tratamento de AVC isquêmico agudo: os resultados são os mesmos?

A tenecteplase é um agente trombolítico mais específico para a fibrina e tem uma duração de ação mais longa em comparação com a alteplase.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A tenecteplase, um ativador do plasminogênio tecidual recombinante (tPA), é um agente trombolítico mais específico para a fibrina e tem uma duração de ação mais longa em comparação com a alteplase. Há evidências de qualidade moderada a alta sobre a eficácia da tenecteplase intravenosa administrada em um único bólus a 0,25 mg/kg (máximo de 25 mg), embora ela não seja licenciada nos Estados Unidos para trombólise intravenosa (TIV) no tratamento de acidente vascular cerebral isquêmico agudo.

Leia também: Cinco dilemas sobre antitrombóticos no AVC

Essa administração apresenta resultados de eficácia e segurança semelhantes com a alteplase, incluindo taxas de excelente resultado funcional, hemorragia intracerebral sintomática e mortalidade em 90 dias. No entanto, doses mais altas de tenecteplase (≥ 0,4 mg/kg) não devem ser usadas para TIV, porque essas doses podem estar associadas a danos.

no tratamento de AVC isquêmico agudo os resultados são os mesmos

Resultados de estudos

No estudo NOR-TEST, a maioria dos 1.100 pacientes teve AVCs menores (a pontuação média do NIHSS foi de 4) e o grupo tenecteplase, tratado com 0,4 mg/kg, teve resultados de segurança e eficácia semelhantes em comparação com o grupo alteplase.

Já o ensaio NOR-TEST 2 parte A foi interrompido precocemente após inscrever apenas 204 pacientes, devido ao maior número de hemorragia intracraniana sintomática no grupo tenecteplase. O NOR-TEST 2 incluiu pacientes com AVC isquêmico moderado a grave (a mediana do NIHSS foi de 11) que estavam dentro de 4,5 horas do início do AVC; os pacientes foram aleatoriamente designados para tenecteplase 0,4 mg/kg ou alteplase 0,9 mg/kg.

Aos três meses, em comparação com o grupo alteplase, o grupo tenecteplase mostrou uma tendência a um aumento da taxa de hemorragia intracraniana sintomática (6 versus 1%, OR 6,57, IC 95% 0,78-55,62). Além disso, o grupo tenecteplase teve uma taxa mais baixa de um resultado favorável, definido como uma pontuação de mRS (Escala de Rankin modificada) de 0 a 1 (32 versus 51%, OR 0,45, IC 95% 0,25-0,80), e uma maior taxa de mortalidade (16 versus 5%, OR 3,56, 95% CI 1,24-10,21).

Mensagem final

Aguardam-se evidências adicionais de ensaios em andamento para confirmar a eficácia e segurança de tenecteplase 0,25 mg/kg para o tratamento de acidente vascular cerebral isquêmico agudo.

Ouça mais: AHA: novo guideline sobre abordagem do AVC hemorrágico (AVCh) [podcast]

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Kvistad CE, Næss H, Helleberg BH, et al. Tenecteplase versus alteplase for the management of acute ischaemic stroke in Norway (NOR-TEST 2, part A): a phase 3, randomised, open-label, blinded endpoint, non-inferiority trial. Lancet Neurol. 2022;21:511. DOI: 10.1016/S1474-4422(22)00124-7