Leia mais:
Leia mais:
Tromboembolismo pulmonar: métodos diagnósticos e tratamento [podcast]
ATS 2021: novidades na abordagem de tromboembolismo pulmonar
Abordagem de TEP e TVP: confira as principais atualizações [podcast]
O que é importante saber em relação às novas diretrizes sobre o manejo de TVP e TEP
Novo corte de d-Dímero pode mudar protocolos no tromboembolismo venoso

TEP subsegmentar: anticoagular ou não o paciente?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O exame de escolha para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar (TEP) atualmente é a angiotomografia de artérias pulmonares. Ela está indicada nos pacientes de alta probabilidade para TEP ou naqueles de baixa/intermediária probabilidade, mas cujo valor do dímero-D não permitiu excluir essa hipótese.

Os tomógrafos têm sofrido avanços e dispomos de cortes cada vez mais finos, levando a um aumento de diagnósticos de TEP de ramos subsegmentares da vascularização pulmonar e de falsos-positivos. Nota-se também uma maior variabilidade dos laudos de um mesmo exame entre diferentes radiologistas quando a imagem suspeita envolve esses ramos mais distais.

tep subsegmentar

Devemos anticoagular todo paciente com TEP?

Seguindo as diretrizes e a atualização de fevereiro de 2016 da CHEST, os pacientes com TEP subsegmentar (um ou mais êmbolos), sem acometimento de vasos pulmonares mais proximais, sem trombose venosa profunda proximal e com baixo risco de recorrência devem ser acompanhados clinicamente. O nível das evidências é baixo nas diretrizes e a tendência é individualizar as condutas, mas sobretudo nesse cenário supracitado, principalmente quando o diagnóstico é um achado (assintomáticos) ou temos uma causa alternativa mais provável para justificar os sintomas.

Devemos estimar o risco de sangramento quando optamos por anticoagular e para isso existem alguns escores e obviamente a história clínica do paciente. E informar/ensinar os mesmos a ficarem atento a possíveis sangramentos, principalmente em tubo digestivo e vias urinárias.

TEP: definição

O tromboembolismo pulmonar, o TEP, também conhecido como embolia pulmonar, é uma síndrome clínica caracterizada pela obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por êmbolos, ar ou gotículas de gordura, provenientes da circulação venosa sistêmica.

Sua apresentação clínica é muito variável, observando-se desde quadros assintomáticos (maioria) até quadros graves com instabilidade hemodinâmica ou até mesmo morte súbita. A apresentação clássica inclui dor torácica aguda em pontada, ventilatório-dependente (pleurítica), dispneia, tosse, hemoptise.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.