Terapia com rituximabe durante a pandemia de Covid-19

Estudos demonstraram que pacientes em uso de rituximabe tiveram desfechos piores relacionados à infecção pela Covid-19.

Hoje trago uma publicação um pouco diferente das habituais. Trata-se de um artigo de comentário publicado no Lancet Rheumatology (fator de impacto: 8,136). O motivo de eu ter selecionado esse comentário é que ele traz uma opinião importante a respeito do uso do rituximabe, um medicamento anti-CD20, frequentemente utilizado no tratamento de diferentes doenças reumatológicas autoimunes. Estudos publicados ao longo da pandemia demonstraram que pacientes em uso de rituximabe tiveram um OR de 1,7 a 5,5 de piores desfechos (internação e morte) relacionados à infecção pelo SARS-CoV-2 (causador da Covid-19).

Além disso, diversos estudos demonstraram que pacientes em uso do rituximabe apresentam uma menor resposta imune humoral após vacinação completa contra a Covid-19. Inclusive, os autores desse artigo relatam uma série de casos de pacientes totalmente vacinados que estavam em uso de rituximabe e que apresentaram desfechos ruins relacionados à infecção.

Leia também: Rituximabe é eficaz no tratamento da paniculite lúpica refratária na infância?

rituximabe durante a pandemia de covid-19

Análise recente

O principal foco desse editorial é com relação a um estudo publicado recentemente no Lancet Rheumatology a respeito do desenvolvimento de imunidade humoral e celular após 2 e 3 doses de vacina, em pacientes utilizando rituximabe. Foram incluídos 87 pacientes com artrite reumatoide em uso de rituximabe e 1.114 controles saudáveis. Os DMARDs sintéticos convencionais foram interrompidos 1 semana antes e 2 semanas após a dose da vacina. Apenas pacientes com resposta fraca ou ausente após a segunda dose receberam uma terceira dose (n=49). Controles saudáveis não receberam a terceira dose. Análise celular de linfócitos T CD4+ e CD8+ foi feita em participantes selecionados de maneira randômica (19 pacientes e 20 controles após a segunda dose e 12 pacientes após terceira dose).

Mais da metade dos pacientes tratados com rituximabe (62,1%) não apresentaram resposta sorológica após a segunda dose de rituximabe (vs. 0,4% dos controles). A terceira dose aumentou apenas marginalmente as taxas de soroconversão (59,2% não tiveram resposta e 24,5% tiveram uma resposta fraca). Ao contrário, a resposta de células T após 2 doses foi semelhante entre os grupos. A terceira dose aumentou discretamente as contagens de CD4+ e CD8+ específicos contra o SARS-CoV-2.

Conclusão

Com base nesses achados, os autores levantam a discussão a respeito da segurança do uso dos anti-CD20 durante a pandemia. De maneira geral, em tempos normais, o benefício do uso do rituximabe supera os riscos de infecção por patógenos potencialmente graves. No entanto, durante o período da pandemia, é importante discutir esses dados com o paciente, no intuito de auxiliar e envolver o paciente na melhor tomada de decisão (com relação ao início e/ou manutenção do rituximabe). Vale destacar que a discussão de terapias alternativas é mais fácil para doenças como a AR, que possui várias opções terapêuticas aprovadas, quando comparadas, por exemplo, com vasculites associadas ao ANCA.

Outra discussão importante é que dados do RECOVERY demonstraram uma redução da letalidade com o uso de anticorpos monoclonais contra o SARS-CoV-2 em pacientes sem anticorpos detectáveis antes da infecção. Isso pode ter impacto na decisão da indicação desses novos medicamentos em usuários de rituximabe.

Saiba mais: Quais benefícios do rituximabe no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico?

Desse modo, os autores concluem que esses pontos acima relatados devem ser levados em consideração na hora de prescrever e/ou manter o rituximabe. A decisão compartilhada é de extrema importância nessa questão.

Referências bibliográficas:

  • Boekel L, Wolbink GJ. Rituximab during the COVID-19 pandemic: time to discuss treatment options with patients. Lancet Rheumatol. 2021; doi:10.1016/S2665-9913(21)00394-5.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags