Terapia combinada de LT3 e LT4 a longo prazo no hipotireoidismo: há benefício?

O manejo sintomático atual do hipotireoidismo consiste na reposição de LT4, uma droga sintética semelhante ao hormônio produzido endogenamente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O manejo sintomático atual do hipotireoidismo consiste na reposição de LT4, uma droga sintética semelhante ao hormônio produzido endogenamente. Aproximadamente, 5 a 10% dos pacientes em monoterapia persistem sintomáticos, mesmo com níveis normais de TSH e T4 livre. Você sabe o motivo? Isso pode ocorrer por uma disfunção da desiodase, enzima responsável pela ativação ou inativação dos hormônios da tireoide. E qual a importância disso? Isso poderia justificar o fornecimento de LT3 ao paciente.

Estudos prévios compararam a associação de LT3 e LT4 quanto à melhora sintomática e na qualidade de vida, mas os resultados são conflitantes. Um estudo publicado recentemente no Southern Medical Journal realizou uma revisão de seis anos (2010-2016) e incluiu 100 pacientes em terapia combinada de 2.400 pacientes hipotireoideos que estavam sob acompanhamento em uma clínica da Pensilvânia. Os candidatos à terapia combinada foram os que persistiram sintomáticos após um ano de monoterapia com LT4. A dose inicial de LT3 foi de 5 mcg e a dose máxima, 12,5 mcg (relação 14 LT4: 1 LT3). A duração média do acompanhamento foi de 27 meses.

LEIA MAIS: Choosing Wisely Brasil e as 5 condutas NÃO recomendadas em Endocrinologia

Quais os desfechos obtidos com a combinação? A maioria dos pacientes relatou sentir-se de bom a excelente quanto à própria saúde, sem limitação nas atividades diárias, considerava-se saudável em relação a outros conhecidos, sentia-se calma e feliz, independente da droga ser sintética ou natural.

E o risco de hipertireoidismo? Alguns pacientes cursaram com TSH anormalmente baixo e elevação dos níveis de T4 e T3. No entanto, estas alterações persistiram por um período curto de tempo. Nenhum precisou de hospitalização por arritmias e morte cardíaca.

Há, então, benefício no uso de terapia combinada? A terapia combinada ainda é um tratamento experimental, utilizada a critério do médico assistente. Parece ser benéfica aos pacientes que persistem sintomáticos com a monoterapia. Porém, mais ensaios clínicos com ênfase em doses e população adequada são necessários para tornar a indicação rotineira.

CASO CLÍNICO: abordagem ao paciente com hipotireoidismo subclínico

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades