Terapia hormonal da menopausa pode alterar controle de hipotireoidismo?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A terapia hormonal (TH) da menopausa tem sido amplamente prescrita, com cada vez mais segurança e com um maior arsenal terapêutico. 

Em torno de 10% das pacientes no climatério também apresentam o diagnóstico de hipotireoidismo primário, e a suplementação com terapia estroprogestativa pode interferir no controle dos hormônios tireoidianos. 

Recentemente, a revista norte-americana Menopause divulgou um estudo liderado por uma brasileira, Juliana Kaminski, avaliando as diferenças entre a administração do estradiol oral ou transdérmico nas pacientes com hipotireoidismo primário.

hipotireoidismo

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Estradiol oral versus estrogênio transdérmico

Vinte mulheres foram randomizadas para 12 semanas de tratamento com comprimidos de estradiol 1 mg ou gel de estradiol 1 mg. Em seguida, as mulheres com útero receberam uma cápsula de 100 mg de progesterona micronizada oral. A função tireoidiana, a globulina de ligação à tiroxina (TBG), a globulina de ligação ao hormônio sexual (SHBG), o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), os perfis lipídicos e a qualidade de vida foram medidos no início e após 12 e 24 semanas.

Resultados do estudo

O estradiol oral levou a um aumento nos níveis de T4 total; sendo que 3 de 10 pacientes tiveram repercussões clínicas com necessidade de aumento de dose de levotiroxina. Alterações significativas foram detectadas nas proteínas hepáticas com estradiol oral: os níveis de TBG e SHBG aumentaram, enquanto os níveis de IGF-1 diminuíram. 

Já o estradiol transdérmico isoladamente não afetou significativamente a função da tireóide. Estradiol transdérmico mais progesterona micronizada levaram a uma diminuição nos níveis de TSH, enquanto os níveis totais de T4 aumentaram.

Em termos de impacto de qualidade de vida e melhora de humor deprimido, ambas vias: oral e transdérmica de estrogênio tiveram resultados positivos.

Leia também: Estudo mostra que risco de câncer de mama após terapia hormonal é menor do que o estimado

Conclusões

Os níveis totais de T4 e TBG aumentam após o estradiol oral em mulheres com hipotireoidismo e podem causar alterações clínicas nos níveis de TSH. Por outro lado, o estradiol transdérmico isolado ou associado a progesterona micronizada não causam grandes alterações na função tireoidiana nessas mulheres.

Este foi considerado como o primeiro ensaio clínico randomizado a comparar as repercussões da terapia hormonal transdérmica ou oral de estrogênio em pacientes com hipotireoidismo, e seus achados nos levam a considerar eleger a prescrição de estrogênio transdérmico diante de casos de pacientes com diagnóstico de hipotireoidismo.

Autora:

[simple-atuthor-box]

Referência bibliográfica: 

  • Kaminski, Juliana MD; Junior, Cleo Mesa PhD; Pavesi, Helena MD; Drobrzenski, Beatriz MD; Amaral, Gisah M. do PhD Effects of oral versus transdermal estradiol plus micronized progesterone on thyroid hormones, hepatic proteins, lipids, and quality of life in menopausal women with hypothyroidism: a clinical trial, Menopause: September 2021 – Volume 28 – Issue 9 – p 1044-1052. doi: 10.1097/GME.0000000000001811
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar