Endocrinologia

Terapia hormonal da menopausa pode alterar controle de hipotireoidismo?

Tempo de leitura: 2 min.

A terapia hormonal (TH) da menopausa tem sido amplamente prescrita, com cada vez mais segurança e com um maior arsenal terapêutico. 

Em torno de 10% das pacientes no climatério também apresentam o diagnóstico de hipotireoidismo primário, e a suplementação com terapia estroprogestativa pode interferir no controle dos hormônios tireoidianos. 

Recentemente, a revista norte-americana Menopause divulgou um estudo liderado por uma brasileira, Juliana Kaminski, avaliando as diferenças entre a administração do estradiol oral ou transdérmico nas pacientes com hipotireoidismo primário.

Estradiol oral versus estrogênio transdérmico

Vinte mulheres foram randomizadas para 12 semanas de tratamento com comprimidos de estradiol 1 mg ou gel de estradiol 1 mg. Em seguida, as mulheres com útero receberam uma cápsula de 100 mg de progesterona micronizada oral. A função tireoidiana, a globulina de ligação à tiroxina (TBG), a globulina de ligação ao hormônio sexual (SHBG), o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), os perfis lipídicos e a qualidade de vida foram medidos no início e após 12 e 24 semanas.

Resultados do estudo

O estradiol oral levou a um aumento nos níveis de T4 total; sendo que 3 de 10 pacientes tiveram repercussões clínicas com necessidade de aumento de dose de levotiroxina. Alterações significativas foram detectadas nas proteínas hepáticas com estradiol oral: os níveis de TBG e SHBG aumentaram, enquanto os níveis de IGF-1 diminuíram. 

Já o estradiol transdérmico isoladamente não afetou significativamente a função da tireóide. Estradiol transdérmico mais progesterona micronizada levaram a uma diminuição nos níveis de TSH, enquanto os níveis totais de T4 aumentaram.

Em termos de impacto de qualidade de vida e melhora de humor deprimido, ambas vias: oral e transdérmica de estrogênio tiveram resultados positivos.

Leia também: Estudo mostra que risco de câncer de mama após terapia hormonal é menor do que o estimado

Conclusões

Os níveis totais de T4 e TBG aumentam após o estradiol oral em mulheres com hipotireoidismo e podem causar alterações clínicas nos níveis de TSH. Por outro lado, o estradiol transdérmico isolado ou associado a progesterona micronizada não causam grandes alterações na função tireoidiana nessas mulheres.

Este foi considerado como o primeiro ensaio clínico randomizado a comparar as repercussões da terapia hormonal transdérmica ou oral de estrogênio em pacientes com hipotireoidismo, e seus achados nos levam a considerar eleger a prescrição de estrogênio transdérmico diante de casos de pacientes com diagnóstico de hipotireoidismo.

Autora:

[simple-atuthor-box]

Referência bibliográfica: 

  • Kaminski, Juliana MD; Junior, Cleo Mesa PhD; Pavesi, Helena MD; Drobrzenski, Beatriz MD; Amaral, Gisah M. do PhD Effects of oral versus transdermal estradiol plus micronized progesterone on thyroid hormones, hepatic proteins, lipids, and quality of life in menopausal women with hypothyroidism: a clinical trial, Menopause: September 2021 – Volume 28 – Issue 9 – p 1044-1052. doi: 10.1097/GME.0000000000001811
Compartilhar
Publicado por
Juliana Olivieri

Posts recentes

Prevalência de anafilaxia por amendoim em uma coorte: European Anaphylaxis Registry

Na faixa etária pediátrica e em adultos jovens, um alimento comumente relacionado às alergias alimentares…

1 hora atrás

É necessário realizar ultrassom obstétrico de rotina no terceiro trimestre de gestação?

Nas últimas décadas tem-se aumentado a facilidade de solicitar ultrassom obstétrico, mas o quão necessário…

3 horas atrás

Orientações da nova diretriz de manejo da ascite e complicações na cirrose

Recomendações da diretriz da Associação Americana para Estudo das Doenças do Fígado (AASLD) sobre o…

21 horas atrás

Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos

Há poucas evidências sobre a eficácia dos antibióticos prescritos infecções não complicadas do trato respiratório…

2 dias atrás

Whitebook: sangramento vaginal

Essa semana em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar…

2 dias atrás

Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos

Nesse primeiro vídeo sobre atividade física e covid-19, o cardiologista Mateus Freitas comenta sobre a…

3 dias atrás