Terapia hormonal na pós-menopausa: nova diretriz indica as melhores condutas

A US Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizou suas diretrizes de 2012 sobre o uso de terapia hormonal para prevenção primária de condições crônicas em mulheres na pós-menopausa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em 2010, um estudo da Women’s Health Initiative (WHI) indicou que a terapia hormonal está associada a efeitos adversos graves em mulheres na pós-menopausa. Desde então, o uso dessa terapia durante a menopausa diminuiu.

Com base nessa e outras evidências mais recentes, A US Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizou suas diretrizes de 2012 sobre o uso de terapia hormonal para prevenção primária de condições crônicas em mulheres na pós-menopausa.

As recomendações são:

1) A USPSTF não recomenda o uso de estrogênio e progesterona combinados para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres na pós-menopausa (recomendação D – moderada).

2) A USPSTF não recomenda o uso exclusivo de estrogênio para a prevenção primária de doenças crônicas em mulheres pós-menopáusicas que tiveram uma histerectomia (recomendação D – moderada).

Veja a publicação completa nesse link.

Referências:

  • Hormone Therapy for the Primary Prevention of Chronic Conditions in Postmenopausal WomenUS Preventive Services Task Force Recommendation Statement. JAMA. 2017;318(22):2224–2233. doi:10.1001/jama.2017.18261

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.