Terceira dose: Estudo traz informações sobre sua eficácia em Israel

Estudos em relação à necessidade de uma terceira dose de vacina e ao melhor esquema vacinal vão tendo seus resultados publicados. Saiba mais.

À medida que a pandemia avança no tempo, estudos em relação à necessidade de uma terceira dose de vacina e ao melhor esquema vacinal vão tendo seus resultados publicados.

Apesar de estudos iniciais demonstrarem aumento nos níveis de anticorpos neutralizantes, o benefício de uma dose extra de imunizante na vida real não é ainda conhecido. Um dos países pioneiros em conseguir ampla cobertura vacinal de sua população, Israel iniciou a vacinação com a terceira dose em julho de 2021, inicialmente para indivíduos considerados de alto risco e posteriormente para todos os com 60 anos de idade ou mais. Recentemente, dados que procuraram avaliar o impacto dessa dose adicional nos casos de Covid-19 no país foram publicados na The New England Journal of Medicine.

terceira dose

Materiais e métodos

Os dados foram extraídos do sistema do Ministério da Saúde de Israel e incluíram datas de vacinação, informações em relação a resultados de PCR, datas de hospitalização por Covid-19, variáveis demográficas e status clínico (doença leve ou grave).

Para estimar a redução nas taxas de infecção confirmada e de doença grave, foram analisados os dados dessas duas taxas entre pacientes com dose booster e entre pacientes com duas doses. As taxas foram calculadas na forma de casos confirmados e de doença grave por pessoas-dias sob risco. A vacinação foi feita com a BNT162b2 (Pfizer). As análises foram ajustadas por idade, sexo, grupo demográfico e data da segunda dose.

Saiba mais: Afinal, quantas doses da vacina anti-Covid-19 serão necessárias?

Resultados

O grupo que recebeu uma dose booster incluiu aproximadamente 10,6 milhões de pessoas-dias sob risco (6,3 milhões para a análise de casos graves), com 934 casos de infecção confirmados e 29 casos de doença grave. O grupo que recebeu as duas doses de vacina, sem dose adicional, inclui cerca de 5,2 milhões de pessoas-dias sob risco (4,6 milhões para a análise de casos graves), com 4439 casos confirmados e 294 casos de doença grave.

A taxa de infecções confirmadas foi menor no grupo que recebeu a terceira dose por um fator de 11,3 (IC 95% = 10,4 – 12,3). A diferença absoluta na taxa de casos confirmados entre os grupos foi de 86,6 infecções a cada 100.000 pessoas-dia. A taxa de infecções graves também foi menor no grupo que recebeu uma dose booster em relação ao grupo de duas doses por um fator de 19,5 (IC 95% = 12,9 – 29,5). A diferença absoluta das taxas entre os grupos foi de 7,5 casos a cada 100.000 pessoas-dia. Em análise secundária, a taxa de infecção após pelo menos 12 dias após a administração da dose da vacina foi menor do que a mensurada com 4 e 6 dias.

Os autores destacam que alguns vieses podem não ter sido bem controlados no estudo e podem ter influenciado os resultados, como diferenças de comportamento entre indivíduos que procuraram administração de uma terceira dose e os que não o fizeram e a tendência a menor frequência de testagem diagnóstica nos primeiros dias após vacinação.

Leia também: Ministério da Saúde aprova dose de reforço para profissionais de saúde

Mensagens práticas

  • A administração de uma terceira dose de vacina em indivíduos com 60 anos ou mais esteve associada a uma menor taxa de infecção e de doença grave por SARS-CoV-2 em relação a indivíduos com duas doses.
  • Pela política de vacinação de Israel, a terceira dose foi administrada no mínimo 5 meses após o término do esquema usual de duas doses. Somente o imunizante da Pfizer foi avaliado.
  • Os autores supõem que a introdução e circulação da variante Delta seja o motivo do aumento do número de casos no país mesmo após ampla cobertura vacinal. Imunossenescência e redução nos níveis de anticorpos são outros fatores que podem ter contribuído para esse fenômeno. O estudo não avaliou o impacto que diferentes variantes podem ter sobre a vacinação, mas os resultados sugerem uma boa eficácia contra a variante Delta, predominante no país no momento de sua realização.

Referências bibliográficas:

  • Bar-On, YM, Goldberg, Y, Mandel, M, Bodenheimer, O, Freedman, L, Kalkstein, N, Mizrahi, B, Alroy-Preis, S, Ash, N, Milo, R, Huppert, A. Protection of BNT162b2 Vaccine Booster against Covid-19 in Israel. September 15, 2021. doi: 10.1056/NEJMoa2114255

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.