Teste avalia a eficácia de medicamentos para cada paciente

Imagine um teste que avalie seu paciente e demonstra, com precisão, como os medicamentos irão reagir ao organismo dele e a sua eficácia.

O campo dos testes farmacogenéticos foi aclamado como uma das primeiras aplicações clínicas bem-sucedidas decorrentes da revolução da medicina de precisão. Este progresso substancial foi realizado para identificar genes e variantes genéticas envolvidas na resposta a medicamentos e estabelecer programas de implementação clínica. Agora imagine um painel dinâmico que avalia uma importante parte do metabolismo do seu paciente e que demonstra, com precisão, como os medicamentos vão reagir ao organismo dele, sua eficácia, a interação com outros fármacos, com alimentos e até com os hábitos de vida do mesmo.

Leia também: Mais de 50 medicamentos atualizados no Whitebook

Teste avalia a eficácia de medicamentos para cada paciente

Diferenciais do novo teste

É desta forma individualizada que o novo teste da GeneOne, laboratório de medicina genômica da Dasa, apresenta o seu laudo interativo. O exame analisa o DNA do paciente e fornece ao especialista um panorama completo, que indica como algumas rotinas da vida e remédios de uso contínuo agem no organismo.

Dessa forma, medicamentos que não têm indicadores tangíveis, como os psiquiátricos podem ser ajustados, trocados ou retirados com maior rapidez do tratamento por estarem causando reações indesejadas.

“Este teste possibilita que médicos e pacientes possam prever, antes mesmo de receitar ou comprar o medicamento, as chances de um resultado mais satisfatório, com mais respostas e menos efeitos colaterais”, ressalta Leandro Brust, responsável técnico pela área de farmacogenômica da Dasa.

De acordo com dados da American Heart Association, alguns alimentos, inclusive os considerados saudáveis, também podem tornar as medicações menos eficientes. Aliás, não somente os remédios têm a capacidade de reagir entre si, mas práticas como o tabagismo, o álcool e o sedentarismo também influenciam a genética e a resposta do organismo.

Painel interativo e dinâmico

O painel apresenta uma relação de 103 medicamentos que já possuem uma informação farmacogenômica consolidada, todos eles aprovados pelo FDA, órgão regulador dos Estados Unidos, além de atividades e hábitos que podem ser escolhidos para compor o perfil.

O médico ou o próprio paciente pode fazer essa seleção e monitorar o painel, de forma segura e restrita, com login e senha. A nova tecnologia ainda permite que sejam incluídos dados de histórico de patologias e outros quadros, fixos ou temporários. O laudo é dinâmico e atemporal e a lista principal dos medicamentos vai aumentando ao longo do tempo.

Saiba mais: Os efeitos tóxicos de um histórico medicamentoso incompleto

O exame é realizado via coleta de sangue ou amostra de saliva em uma das quase 900 unidades de laboratórios da Dasa ou também via atendimento domiciliar. O prazo para o processamento do exame é de 40 dias úteis. E não há restrição de idade para fazer o exame, até por crianças que precisem de tratamentos com medicações.

“Normalmente, pessoas mais velhas tendem a tomar muitos remédios. Com o auxílio deste novo teste, podemos considerar um grande impacto positivo, inclusive no custo das hospitalizações, na produtividade das pessoas e, em última instância, até na rotina dessas famílias”, destaca Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

  • DASA. Exames genéticos permitem conhecer melhor cada organismo e são a chave para uma medicina mais personalizada. É o que oferece a nossa marca, GeneOne. Disponível em: https://dasa.com.br/inovacao/genetica

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.