Teste de HTLV em gestantes está em consulta pública para oferta pelo SUS

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 800 mil pessoas estão infectadas pelo HTLV no Brasil.

A incorporação do teste de detecção de infecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) 1/2 em gestantes atendidas pelo SUS durante o pré-natal está em consulta pública através da plataforma Participa + Brasil, as contribuições (experiências ou opiniões, ou relatos técnico-científicos) podem ser enviadas até o dia 17 de janeiro. 

HTLV em gestantes

HTLV 

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 800 mil pessoas estão infectadas pelo HTLV no Brasil. No mundo, entre 15 e 20 milhões de pessoas são afetadas pelo HTLV dos tipos 1 e 2. A infecção pelo vírus, que ataca o sistema imunológico, pode provocar doenças neurológicas, dermatológicas e oftalmológicas, além de cânceres como a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL). 

Leia também: Whitebook: como identificar a infecção por HTLV? 

Uma vez que uma das principais vias de transmissão é a vertical (durante a gravidez, o parto e o aleitamento materno), o rastreamento da infecção na população gestante é de grande importância para que se estabeleça os cuidados adequados para prevenção da infeção por parte do bebê. Inibidores de lactação e fórmulas lácteas são disponibilizadas para crianças nascidas de gestantes com esse vírus no SUS. 

Conitec 

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu parecer inicial favorável à incorporação do teste, considerou a Comissão que “o procedimento é eficaz e seguro e que sua implementação no SUS utilizaria recursos já disponíveis, uma vez que testes para detecção do HTLV já são realizados fora do programa de triagem pré-natal”. 

Saiba mais: Mielopatia associada ao HTLV-1: o que sabemos sobre a doença e sobre esse vírus?  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo