Teste molecular na tuberculose extrapulmonar: uma boa alternativa diagnóstica?

Tuberculose é, atualmente, a principal causa de morte por doença infecciosa no mundo, afetando mais de 10 milhões de pessoas globalmente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Tuberculose é, atualmente, a principal causa de morte por doença infecciosa no mundo, afetando mais de 10 milhões de pessoas globalmente, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015.

Embora a forma pulmonar seja a principal e mais conhecida, tem-se percebido um crescimento na incidência de diagnósticos de formas extrapulmonares, principalmente ganglionar e pleural, representando cerca de 15% dos novos casos notificados em 2015 no mundo. Crianças e pacientes imunossuprimidos, especialmente pacientes coinfectados com o vírus HIV, apresentam maior proporção de tuberculose extrapulmonar do que a população geral.

A identificação adequada da infecção em órgãos menos usuais afeta diretamente a conduta preconizada – uma vez que o tempo de tratamento é maior nos casos de tuberculose extrapulmonar – e o prognóstico do paciente, pois algumas formas apresentam maior morbidade e mortalidade, como nos casos de infecção do sistema nervoso central.
Entretanto, o diagnóstico das formas extrapulmonares de tuberculose é, por vezes, difícil e desafiador.

Leia mais: Tuberculose: novas recomendações para o tratamento da infecção latente em pessoas que convivem com o HIV

Além de exigir um nível maior de suspeição por parte do médico assistente, muitas vezes necessita de procedimentos invasivos para coleta de material, o que aumenta o risco de complicações ao paciente e pode corresponder a uma limitação em lugares de recursos limitados. Também costumam ser formas paucibacilares, diminuindo a sensibilidade de exames como baciloscopia por BAAR e cultura. Diante de todos esses fatos, novos métodos diagnósticos, sensíveis e rápidos, fazem-se necessários no combate à doença e o uso de técnicas moleculares desponta como uma alternativa promissora.

O Xpert® MTB/RIF é um teste molecular automatizado que detecta, por meio de técnica de PCR, material genético de Mycobacterium tuberculosis e genes associados à resistência à rifampicina, permitindo não só o diagnóstico, mas também a identificação de casos resistentes a um dos fármacos de primeira linha do tratamento. Aprovado inicialmente para amostras respiratórias, sua aplicação em outros materiais vêm se expandindo. Contudo, as evidências para o uso rotineiro como ferramenta no diagnóstico de formas extrapulmonares ainda são escassas, o que motivou a realização de uma revisão sistemática recém-publicada pelo grupo da Cochrane.

tuberculose

Método

Os autores analisaram 66 estudos que investigaram o uso de Xpert® MTB/RIF em amostras não-respiratórias no diagnóstico e na detecção de resistência à rifampicina de 8 formas extrapulmonares de tuberculose: meníngea, pleural, ganglionar, genitourinária, óssea ou articular, peritoneal, pericárdica e disseminada. A sensibilidade combinada do teste variou conforme a amostra clínica analisada, com valores de 50,9% em líquido pleural a 97,2% em fluido articular ou ósseo. O mesmo ocorreu, mas em menor escala, com a especificidade, que variou entre 85,3% em tecido ósseo ou articular a 99,2% em líquido pleural.

A revisão também aborda uma análise individualizada em relação às amostras estudadas. Na análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), as sensibilidade e especificidades combinadas foram de 71,1% (IC 95% = 60,9 – 80,4%) e 98% (IC 95% = 97 – 98,8%), respectivamente. Quando o status sorológico para o vírus HIV foi avaliado, encontrou-se uma maior variação de sensibilidade entre indivíduos não-HIV do que nos HIV positivos (33 – 100% vs. 58 – 81%, respectivamente), porém a especificidade manteve-se acima de 93% em todos os estudos. Fatores associados a uma maior sensibilidade incluíram realização de métodos de concentração do LCR, maiores volumes de LCR na amostra e maior prevalência local de tuberculose. Entretanto, em regiões de alta prevalência, houve uma menor especificidade, resultando em uma diferença estatisticamente significativa na acurácia do teste em relação a locais de baixa prevalência.

Já na análise do desempenho do teste em amostras de líquido pleural, as sensibilidades e especificidades combinadas foram de 50,9% (IC 95% = 39,7 – 62,8%) e 99,2% (98,2 – 99,7%), respectivamente. Novamente, a sensibilidade foi maior em regiões de alta prevalência da doença (58% vs. 38% em áreas de baixa prevalência), mas com especificidades semelhantes. A sensibilidade permaneceu baixa quando o teste foi realizado em fragmentos de tecido pleural (30,5%; IC 95% = 3,5 – 77,8%), permanecendo com alta especificidade (97,4%; IC 95% = 92,1 – 99,3%).

Em relação à detecção de resistência à rifampicina, os autores encontraram uma sensibilidade de 95% (IC 95% = 89,7 – 97,9%) e especificidade de 98,7% (IC 95% = 97,8 – 99,4%), com uma prevalência média de 12% de microrganismos resistentes nos estudos. Interessante notar que somente 2,6% das amostras foram relatadas como apresentando resultados indeterminados.

Resultados

Os autores concluem que o Xpert® MTB/RIF é uma ferramenta que pode auxiliar na confirmação do diagnóstico de tuberculose extrapulmonar. Embora a sensibilidade varie, a especificidade do teste permaneceu alta na maioria das amostras analisadas, com raros raros de falso-positivos. Além disso, Xpert® MTB/RIF mostrou boa acurácia na detecção de resistência à rifampicina, o que poderia levar ao início precoce de tratamento adequado com esquemas alternativos.

Apesar dos resultados encorajadores, ressalta-se a baixa sensibilidade em amostras de casos suspeitos de tuberculose pleural e a recomendação de que, nos casos de suspeita de tuberculose meníngea, o tratamento seja baseado no julgamento clínico e não somente nos resultados de Xpert® MTB/RIF. Para essas formas, anamnese e exame físico pormenorizados e alto nível de suspeição clínica ganham ainda mais importância na busca por um desfecho favorável.

Outros pontos de destaque:

• Entre as amostras analisadas, as com menor sensibilidade foram: sangue, líquidos peritoneal e pericárdico, e amostras pleurais, tanto líquido pleural quanto fragmentos de biópsia.

• A análise estatística encontrou maior acurácia no diagnóstico nos estudos em que houve concentração do LCR, mas nenhuma recomendação pode ser feita em relação ao volume que deve ser coletado. O guideline britânico de diagnóstico e tratamento de tuberculose em SNC, publicado em 2009, recomenda a coleta de pelo menos 6ml de LCR para análise a ser enviada especificamente para a pesquisa de tuberculose.

• Uma possível explicação para a baixa sensibilidade do teste em amostras pleurais é a baixa carga bacilar dessas formas. A OMS recomenda que tecido pleural seja o material de escolha quando se planeja usar o Xpert® MTB/RIF para o diagnóstico de tuberculose pleural, mas, pela falta de dados, os autores não conseguiram determinar a acurácia do teste nessa situação.

• A especificidade foi menor em amostras de linfonodos, mas fatores como a forma de coleta, a qualidade do material e a forma de processamento no laboratório podem ter contribuído para esse resultado. Assim, os autores recomendam cautela na interpretação dos resultados de acurácia para tuberculose ganglionar.

• Alguns estudos analisados forneceram dados sobre micobactérias não tuberculosas (MNT), com o objetivo de avaliar possíveis reações cruzadas. Das 141 amostras com crescimento de MNT, nenhuma foi positiva no Xpert® MTB/RIF, ressaltando a especificidade do teste para amostras de M. tuberculosis.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Kohli M, Schiller I, Dendukuri N, Dheda K, Denkinger CM, Schumacher SG, Steingart KR. Xpert® MTB/RIF assay forextrapulmonary tuberculosis and rifampicin resistance. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018, Issue 8. Art. No: CD012768.DOI: 10.1002/14651858.CD012768.pub2
  • Thwaites, G, Fisher, M, Hemingway, C, Scott, G, Solomon, T, Innes, J. British Infection Society guidelines for the diagnosis and treatment of tuberculosis of the central nervous system in adults and children. Journal of Infection 2009, (59), 167-187. doi:10.1016/j.jinf.2009.06.011

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.