Leia mais:
Leia mais:
Reserva ovariana após a vacinação contra Covid-19 com vacina mRNA; existe alguma queda?
Teste neuropsicológico confirmam déficits cognitivos pós-Covid-19

Teste neuropsicológico confirmam déficits cognitivos pós-Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os déficits cognitivos pós-Covid-19, especialmente nas funções executivas, foram confirmados por testes neuropsicológicos em uma coorte de sobreviventes relativamente jovens da infecção por Covid-19, segundo pesquisa publicada online no JAMA Open Network.

O estudo fornece confirmação objetiva da chamada “brain fog” amplamente relatada por alguns pacientes que contraíram o coronavírus.

O padrão de déficits reflete dificuldades em organizar cognitivamente as informações e executar um plano de ação, ao invés da perda real de memória.

Leia também: “Brain fog”, disbiose e probióticos: o que há de novo?

Teste neuropsicológico confirmam déficits cognitivos pós-COVID-19

Metodologia

Dr. Becker e col. analisaram dados de 740 participantes de uma coorte de pacientes com Covid-19 acompanhados de abril de 2020 a maio de 2021. A idade média era de 49 anos. Os participantes do estudo tinham testado positivo para SARS-CoV-2 ou tinha positividade para anticorpos séricos e não tinha história de demência.

Os pesquisadores avaliaram o funcionamento cognitivo utilizando uma ampla gama de testes neuropsicológicos validados para atenção, memória de trabalho, velocidade de processamento, linguagem, função executiva e outras medidas cognitivas. Eles também compararam os resultados de pacientes com Covid-19 tratados em hospitais e unidades de terapia intensiva com aqueles tratados em ambiente ambulatorial.

Enfatizaram que o padrão de déficits sugere disfunção executiva — dificuldade de organizar informações — em vez de verdadeira perda de memória. Em análises ajustadas, os pacientes hospitalizados eram mais propensos a ter prejuízos na atenção, funcionamento executivo, fluência de categoria, codificação e recuperação de memória.

Mensagem final

A identificação de indivíduos com disfunção cognitiva relacionada pós-Covid-19 é essencial para acompanhá-los ao longo do tempo e compreender melhor a natureza e a trajetória desses déficits.

Saiba mais: Avaliação e manejo do déficit cognitivo em idosos

Os neurologistas devem estar atentos para excluir e tratar outras causas potencialmente reversíveis de comprometimento cognitivo, como depressão e estresse emocional, que podem coexistir no contexto da “brain fog”.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Becker JH, Lin JJ, Doernberg M, et al. Assessment of cognitive function in patients after COVID-19 infection. JAMA Netw Open. 2021;4(10):e2130645. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.30645.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.