Teste rápido molecular para tuberculose é incorporado ao SUS

O teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) vai ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O teste é simples e de fácil execução.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Noticiamos em nosso portal em março/2018que o Ministério da Saúde havia enviado mais 70 aparelhos de teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) para municípios selecionados. Na última semana, foi publicada no Diário Oficial da União a incorporação do teste no Sistema Único de Saúde (SUS). A aquisição desse método é um importante passo no sentido de diagnosticar precocemente a infecção.

Sobre o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB)

Trata-se de um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução nos laboratórios. O método além de detectar o Mycobacterium tuberculosis, também sinaliza a resistência à rifampicina (RIF), em aproximadamente 2 horas. No teste, por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR), é realizada em tempo real a extração, amplificação e detecção do DNA do M. tuberculosis, além de triagem de cepas resistentes à rifampicina. 

A incorporação desse exame no SUS é importante porque a sensibilidade do TRM-TB é maior do que a da baciloscopia (cerca de 90%, comparada a 65%). Além disso, o teste detecta a resistência à rifampicina com 95% de sensibilidade. Outras vantagens importantes são as altas especificidades para a detecção do M. tuberculosis (99%) e para a resistência à rifampicina (98%).

Panorama atual da tuberculose

Combater a tuberculose é um desafio mundial, estando entre as 10 principais causas de morte. A maior carga é suportada pelas comunidades que enfrentam desafios socioeconômicos. Em 2017, a tuberculose matou 4,5 mil pessoas no Brasil e foram registrados 72,8 mil casos novos no país em 2018.

Felizmente, o Brasil atingiu as Metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à tuberculose, que previa reduzir, até 2015, o coeficiente de incidência e de mortalidade da doença em 50% quando comparado com os resultados de 1990. Porém, ainda temos desafios a enfrentar.

Para acelerar o progresso em direção à eliminação da TB, particularmente nos países com maior carga de doenças, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), recomenda: 

  • Acelerar a implementação de diagnóstico com teste rápido molecular; 
  • Promover o rastreamento de contatos de pessoas com tuberculose, particularmente aquelas com menos de 15 anos; 
  • Acelerar a implementação de novos medicamentos; 
  • Obter financiamento nacional em vez de depender de fundos externos; 
  • Trabalhar com populações vulneráveis que requerem uma abordagem especial;  
  • Ter a participação ativa da sociedade civil.

 

Referências:

  • http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-754-de-11-de-junho-de-2019-164061371
  • http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42872-teste-rapido-molecular-para-tuberculose-amplia-rede-de-diagnostico

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.