Teste rápido para diagnóstico de doença renal crônica está a caminho

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um teste rápido que vai ajudar no diagnóstico da doença renal crônica está sendo desenvolvido no laboratório do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo os pesquisadores, o exame serve para identificar a quantidade de toxinas urêmicas circulando no organismo desses pacientes. 

A tecnologia é importante para verificar precocemente o grau de disseminação da enfermidade e subsidiar informações para tratamentos adequados.

Leia também: Hipertensão em adolescentes com doença renal crônica: usar definição de adultos ou de crianças?

O protótipo deste teste rápido é semelhante aos de gravidez encontrados em farmácias, que possibilita o monitoramento da doença em pacientes já diagnosticados ou que, por terem casos na família ou comorbidades, podem desenvolver a condição.

A professora do Departamento de Patologia Básica, Andréa Stinghen, explicou em entrevista ao portal da instituição que é possível dosar, no sangue dos pacientes, produtos finais da glicação avançada um tipo de toxina urêmica ligada à proteína que precisa atenção especial, uma vez que pode ser responsável por eventos intracelulares, como estresse oxidativo e inflamação, levando a complicações cardiovasculares.

Na enfermidade, o nível da toxina é significativamente aumentado não apenas por causa da elevada produção dessa toxina, mas pela diminuição da eliminação pelo organismo.

“Considerando a importância das condições relacionadas ao aumento dos AGEs circulantes, a detecção, a quantificação e a compreensão dos efeitos citotóxicos desses componentes são importantes na tentativa de desenvolver novas estratégias terapêuticas, visando diagnosticar precocemente a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, revelou Andréa Stinghen.

Teste rápido para diagnóstico de doença renal crônica está a caminho

Capacitação tecnológica

Os pesquisadores envolvidos ressaltam a importância do projeto também pela questão da formação de profissionais qualificados no país, que faz parte da estratégia para tornar o Brasil cada vez mais independente em termos de produção tecnológica.

Problemas causados por essa dependência estão sendo observados ao longo da pandemia de Covid-19, que obrigou o país a importar tecnologias estrangeiras para itens essenciais ao combate da enfermidade, como testes e vacinas.

Estimativas da doença renal

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a prevalência mundial da doença é de 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e de 28% a 46% acima de 64 anos.

No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas sofram com esse problema. Entretanto, existem indícios de subnotificação de diagnóstico, uma vez que a prevalência da doença renal crônica, de 50 a cada 100 mil habitantes, é inferior à de países como o Japão (205 por 100 mil). Isso pode significar que um número grande de brasileiros vem a óbito sem acesso a nenhum tratamento.

Saiba mais: Qual o anti-hipertensivo ideal para pacientes com doença renal crônica (DRC) avançada? 

De acordo com o censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com dados de 2018, a estimativa era de que mais de 133 mil estavam em tratamento de diálise. A taxa de mortalidade anual desse grupo de pacientes foi calculada em cerca de 20% e havia quase 30 mil pessoas na fila de espera por um transplante de rim, o que representa 22% da lista.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.