Testes com a vacina contra a Covid-19 produzida pela Johnson são retomados no Brasil

A Anvisa autorizou a retomada dos testes com a vacina contra a Covid-19 Ad26COVS2.S, da divisão farmacêutica da Johnson & Johnson.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no início desta semana, a retomada dos testes com a vacina contra a Covid-19 Ad26COVS2.S, da farmacêutica Janssen-Cilag (divisão da Johnson & Johnson). O estudo foi interrompido no dia 12 de outubro, quando um voluntário estadunidense teve efeitos colaterais graves.

A liberação aconteceu após a avaliação do evento adverso e as informações do Comitê Independente de Segurança. Além disso, a agência analisou também dados disponibilizados pela Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos.

A conclusão das autoridades regulatórias é que o benefício se sobrepõe aos riscos.

vidro e seringa de vacina da Johnson contra a Covid-19

Vacina contra a Covid-19

No Brasil, apenas 12 pessoas do Rio de Janeiro tinham tomado a Ad26COVS2.S antes da interrupção, já que os ensaios de fase 3 haviam se iniciado no dia 9 de outubro. Com a retomada, além do Rio de Janeiro, dez outros estados realizarão testes com voluntários, chegando ao total autorizado de 7.560 pessoas com mais de 18 anos.

Leia também: Entre liberações e interrupções: como funcionam os ensaios clínicos de vacinas?

A Anvisa ressaltou que eventos adversos são previstos em pesquisas clínicas, principalmente aquelas robustas, e que eventos graves em brasileiros serão analisadas e investigadas criteriosamente, de acordo com as medidas previstas nos protocolos.

A Ad26.COV2.S é composta de um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus tipo 26 (Ad26), construído para codificar a proteína S (Spike) do SARS-CoV-2. Seu diferencial é a aplicação de dose única.

Outras vacinas

Além da vacina da Johnson, estão sendo realizados testes de outras três vacinas contra a Covid-19 no Brasil: a AZD1222, conhecida como vacina de Oxford e produzida em parceria com a AstraZeneca; a Coronavac, da empresa chinesa Sinovac; e a BNT162b2, da empresa alemã BioNTech em parceria com farmacêutica americana Pfizer.

Tanto a vacina de Oxford quanto a Coronavac já estão submetendo os dados de seus estudos para a Anvisa, no novo processo de “submissão contínua”, específico para vacinas contra o novo coronavírus. O objetivo no momento ainda não é o registro das vacinas no país, mas a submissão vai agilizar o processo quando for realizada a solicitação formal.

Sputnik V

Esta semana, a Anvisa também liberou uma nota esclarecendo que ainda não há nenhum processo de autorização para estudos da vacina russa, a Sputnik V, no Brasil.

Segundo a agência, o laboratório União Química enviou um e-mail comunicando sobre a apresentação de documentos prévios, como um pedido para que uma análise prévia aconteça antes do pedido formal da pesquisa.

A parceria com o laboratório no Brasil foi anunciada pelo Governo do Paraná, onde os testes devem ser realizados. Porém, não há data prevista para início do estudo no país.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.