Testes com vacina contra Covid-19 são autorizados no Brasil

Tempo de leitura: 2 min.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na última terça-feira (02/06) o início de um ensaio clínico para avaliar uma potencial vacina contra Covid-19 em brasileiros. A empresa que solicitou a autorização foi a Astrazeneca do Brasil Ltda, que submeteu os dados e as informações sobre a vacina.

Características da vacina contra Covid-19

A vacina testada é a ChAdOx1 nCoV-19, conhecida como AZD1222, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Baseia-se no uso do vetor adenovírus (vírus do resfriado comum), contendo o material genético da proteína spike Sars-CoV-2. Este vetor foi escolhido para gerar uma forte resposta imune mesmo com uma dose única da vacina.

Os testes da vacina já se iniciaram na Inglaterra, onde também foram feitos os estudos iniciais em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina, com resultado de perfil de segurança aceitável. No Brasil, a ideia é seguir a fase III de estudos, com a realização de um ensaio clínico controlado randomizado para determinar a imunogenicidade da vacina.

Leia também: Covid-19: vacina experimental consegue produzir anticorpos neutralizadores do vírus

Outros prospectos

Além da vacina com vetor de adenovírus relatada aqui, há outras vacinas candidatas com ensaios clínicos em andamento, incluindo a vacina mRNA Covid-19 da Moderna, a vacina de DNA da Inovio Pharmaceuticals, as vacinas inativas Covid-19 do Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, a vacina de Covid-19 inativa do Instituto de Produtos Biológicos e a mRNA Covid-19 da BioNTech vacina. Esperamos que consigam bons resultados em breve!

Quer receber as principais novidades em Medicina? Participe do nosso grupo de Whatsapp!

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Autorizado estudo clínico de potencial vacina contra Covid-19. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/autorizado-estudo-clinico-de-potencial-vacina-contra-covid-19/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1
  • Feng-Cai Z, et al. Safety, tolerability, and immunogenicity of a recombinant adenovirus type-5 vectored COVID-19 vaccine: a dose-escalation, open-label, non-randomised, first-in-human trial. 2020 Mai 22. doi:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31208-3
  • AstraZeneca. AstraZeneca advances response to global COVID-19 challenge as it receives first commitments for Oxford’s potential new vaccine. Disponível em: https://www.astrazeneca.com/media-centre/articles/2020/astrazeneca-advances-response-to-global-covid-19-challenge-as-it-receives-first-commitments-for-oxfords-potential-new-vaccine.html
Compartilhar
Publicado por
Dayanna de Oliveira Quintanilha

Posts recentes

Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?

A ceratite infecciosa é a complicação mais séria que pode decorrer do uso de lentes…

17 horas atrás

Hemorragia intracraniana em pacientes que tomam anticoagulantes orais

A hemorragia intracraniana é potencialmente devastadora associada à terapia anticoagulante. Sua reversão é uma emergência. Saiba…

18 horas atrás

Covid-19: Pesquisa do Ministério da Saúde vai avaliar comportamento dos brasileiros durante a pandemia

A PrevCOV do Ministério da Saúde tem o objetivo de entender o comportamento da Covid-19…

19 horas atrás

Formigamento no dedo mínimo da mão: pode ser a síndrome do túnel cubital

A síndrome do túnel cubital é a segunda neuropatia compressiva mais comum (perde apenas para…

20 horas atrás

Eliminando o câncer de colo de útero em tempos de Covid-19

No ano de 2020, os 194 países da OMS foram convocados, pela primeira vez, a…

22 horas atrás

Covid-19: papel da homocisteína na estratificação de risco

As diferenças epidemiológicas entre os países sugere que fatores étnicos e genéticos tenham impacto nas…

22 horas atrás