Ticagrelor: engolir X mastigar?

O JAMA publicou recentemente um pequeno estudo que visava comparar os efeitos de inativação plaquetária com o uso de uma dose de ataque de Ticagrelor.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O JAMA publicou recentemente um pequeno estudo que visava comparar os efeitos de inativação plaquetária com o uso de uma dose de ataque de Ticagrelor padrão 180 mg, mas, em um braço, os pacientes engoliram os comprimidos e, no outro braço, eles mastigaram, tal como já é feito em síndromes coronarianas agudas com a Aspirina (em pacientes virgens de tratamento).

Vale ressaltar que o Ticagrelor, diferente de outros antiplaquetários, é a forma ativa da droga, sem necessidade de metabolização na primeira passagem pelo fígado, que inibe de forma reversível o receptor P2Y12 plaquetário. Dessa forma, a premissa testada nesse estudo foi medir o grau de inibição da ativação plaquetária (IAP) atingido 30 minutos, 1 hora e 4 horas após a administração da droga nos dois braços. Em um contexto de IAM com supra de ST-T (IAMCSSST), a dose de ataque é feita exatamente com o objetivo de se conseguir uma rápida IAP para os pacientes que vão passar por angioplastia com implante de stents coronarianos.

O estudo foi realizado em um único hospital terciário de maio a outubro de 2016, envolvendo 50 pacientes com IAMCSST que foram encaminhados para coronariografia de urgência. A dose de manutenção foi 180 mg/dia de Ticagrelor e 100mg/dia de Aspirina. As amostras de sangue para o teste de IAP (VerifyNow®) foram colhidas na admissão, 30 minutos, 1 hora (desfecho primário) e 4 horas para posterior comparação entre os dois braços do estudo. Os resultados são quantificados em PRU (P2Y12 reaction units). A alta reatividade plaquetária relacionada ao tratamento (HPR) foi considerado quando o PRU foi maior que 208.

O desfecho primário foi: PRU 1 hora após administração dos remédios. Os desfechos secundários foram: PRU nas outras medidas, taxas de HPR, eventos adversos maiores cardíacos e cerebrovasculares (MACE), sangramentos maiores e menores, além de dispneia e bradicardia sintomática.

Resultados

As médias de PRU de t0, t5h, t1h e t4h no grupo que mastigou quando comparado ao que engoliu foram respectivamente: 224 vs 219, 168 vs 230 (desfecho primário), 106 vs 181 e 43 vs 51. As diferenças foram mais importante principalmente nas medidas mais precoces sugerindo um efeito mais rápido da inativação plaquetária quando os comprimidos foram mastigados, restando pouca diferença entre os grupos após 4 horas da tomada dos medicamentos. As taxas de eventos adversos e sangramentos foram muito baixas e não houve diferença entre os grupos.

Os resultados deste pequeno estudo sugerem que possa existir um benefício na estratégia de mastigar os comprimidos de Ticagrelor em vez de engoli-los, baseados numa inativação plaquetária mais precoce e sua direta relação com a fisiopatologia do IAM e da relação dos antiplaquetários com angioplastia e implante de stents. Como foi um estudo pequeno (n=50) e sem o objetivo de analisar desfecho primário clínico, mais estudos são necessários para embasar essa estratégia.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Elad Asher et al, Effect of Chewing vs Swallowing Ticagrelor on Platelet Inhibition in Patients With ST-Segment Elevation Myocardial Infarction. JAMA Cardiology outubro de 2017

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags