Tocilizumabe tem eficácia como tratamento da Covid-19?

Evidências que mostram uma resposta inflamatória exacerbada estaria envolvida na patogênese da doença grave por Covid-19 geraram estudos sobre a medicação.

As evidências que mostram que uma resposta inflamatória exacerbada estaria envolvida na patogênese da doença grave por Covid-19 levaram ao estudo do uso de medicações que teriam ações anti-inflamatórias como possíveis agentes terapêuticos contra a doença.

Enquanto o uso de corticoides permanece controverso, apesar de as recomendações oficiais ainda não indicarem seu uso somente pela infecção por SARS-CoV-2, o uso de tocilizumabe passou a chamar atenção da comunidade científica.

O que é o composto?

Tocilizumabe é um anticorpo monoclonal recombinante humanizado com capacidade para se ligar ao receptor de IL-6 com alta afinidade. Atualmente, seu uso principal é como agente biológico no tratamento de artrite reumatoide refratária às drogas modificadoras de doença sintéticas. O princípio de sua ação na infecção por SARS-CoV-2 seria não permitir a ligação da IL-6 produzida ao seu receptor e, com isso, impedir a deflagração da cascata de citocinas pró-inflamatórias associadas aos quadros graves de Covid-19.

cadastro portal

Estudo teste a eficácia de novo tratamento para Covid-19

Tocilizumabe na Covid-19

Uma publicação mostra os resultados do uso de tocilizumabe em pacientes com Covid-19 grave, fazendo uma análise prospectiva de diversos parâmetros. Foram 21 pacientes com idades entre 25 e 88 anos (média de 56,8), sendo 18 (85,7%) homens. A avaliação inicial era que 17 pacientes (81%) apresentavam quadro grave — definido como a presença de FR ≥ 30 irpm, sO2 ≤ 93% em ar ambiente ou P/F ≤ 300 — e 4 (19%), quadro crítico — definido como insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica, choque ou necessidade de admissão em UTI com falência orgânica.

Leia também: Combinação de interferon, lopinavir/ritonavir e ribavirina para o tratamento de Covid-19

A maioria dos pacientes (85,7%) recebeu uma única dose da droga. Enquanto 3 pacientes (14,3%) receberam uma dose adicional devido à febre nas primeiras 12h de tratamento. Além do anticorpo, todos os pacientes receberam combinação de lopinavir/ritonavir, interferon-alfa e ribavirina, além de corticoide.

Todos os pacientes apresentaram febre como um dos sintomas iniciais. A média de tempo entre o início de febre e o desenvolvimento de dispneia foi de 5,6 dias. Dos 21 pacientes, 20 necessitaram de terapia suplementar de oxigênio: terapia com oxigênio de alto fluxo em 9 (45%), cânula nasal em 7 (35%), máscara de oxigênio e VNI em 1 paciente cada (5% cada) e ventilação invasiva em 2 (10%). Todos os 21 pacientes apresentavam alterações tomográficas que pioraram em tamanho, extensão e gravidade nos primeiros sete dias de internação hospitalar e antes de receber tocilizumabe.

Resultados

Os autores destacam que todos os pacientes se tornaram afebris no primeiro dia após o tratamento com tocilizumabe, sem retorno de febre posteriormente. Também houve melhora clínica de sintomas nos dias subsequentes. Quinze dos 20 pacientes em oxigenoterapia (75%) reduziram o fluxo nos 5 dias após o tratamento. Os 2 pacientes que estavam em ventilação mecânica foram retirados de prótese com sucesso, sendo um no quinto e outro no décimo primeiro dia após o tratamento.

Veja mais: Detectados possíveis novos sintomas do novo coronavírus

Normalização de parâmetros laboratoriais, como valores séricos de PCR e leucograma, também foi observada. Imagens comparativas mostraram reabsorção das lesões em 19 pacientes (90,5%). Em comparação aos valores iniciais, os níveis de IL-6 não apresentaram redução significativa a curto prazo após a administração de tocilizumabe. Todos os pacientes receberam alta, em média 2 semanas após o tratamento. Eventos adversos graves e infecções concomitantes não foram relatadas.

Considerações finais

Embora os resultados sejam animadores, deve-se lembrar que se trata de uma amostragem pequena e sem grupo controle. Os próprios autores reconhecem que vieses importantes podem estar presentes.

Um fato que se destaca é que os pacientes receberam corticoide e uma combinação de agentes com potencial ação contra SARS-CoV-2 de forma concomitante ao uso de tocilizumabe. A relação temporal entre a administração da droga e as evidências de melhora clínica e laboratorial citadas no estudo favorecem a associação de seu uso e os desfechos avaliados. Entretanto, sem a presença de um grupo controle, não se pode determinar se os resultados benéficos foram decorrentes do anticorpo monoclonal.

Quer receber as principais novidades e os números sobre a pandemia de Covid-19? Inscreva-se e receba nossa news diária!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.