Tolvaptan retarda a progressão da doença policística renal?

Foi realizado um estudo para determinar se o tolvaptan pode retardar a progressão da doença renal policística.

Em estudos prévios, o tolvaptan (antagonista do hormônio antidiurético) não mostrou o benefício esperado no tratamento da insuficiência cardíaca e seu uso ainda é controverso. Em novo artigo do New England Journal of Medicine, pesquisadores realizaram um ensaio clínico de fase III para determinar se o medicamento pode retardar a progressão da doença renal policística.

medicamentos brancos sob luz azul

Estudo

Para isso, foram selecionados 1.370 pacientes com doença renal policística: com 18 a 55 anos e taxa de filtração glomerular (TFG) estimada de 25 a 65 ml/minuto por 1,73 m² de área de superfície corporal, ou 56 a 65 anos e TFG estimada de 25 a 44 ml/minuto por 1,73 m². Os participantes foram randomizados para tolvaptan ou placebo por 12 meses.

A variação da TFG no baseline foi de -2,34 ml/ por 1,73 m² (IC de 95%: -2,81 a -1,87) no grupo tolvaptan, em comparação com -3,61 ml/minuto por 1,73 m² (IC de 95%: -4,08 a -3,14) no grupo placebo (p<0,001). As elevações no nível de alanina aminotransferase para mais de 3 vezes o limite superior do intervalo normal ocorreram em 5,6% pacientes do grupo tolvaptan e em 1,2% do grupo placebo. Essas elevações foram reversíveis após a interrupção do tolvaptan. Não foram detectadas alterações significativas no nível de bilirrubina.

Considerações finais

Para os pesquisadores, esses achados demonstram que o uso de tolvaptan resultou em um declínio mais lento do que o placebo na TFG durante um período de um ano em pacientes com doença renal policística.

Veja também: ‘9 fatos que você precisa saber sobre a doença renal’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades