Tomar Levotiroxina com leite de vaca interfere na sua absorção do medicamento?

De acordo com um recente estudo, apresentado no congresso da ENDO Society, tomar o comprimido de Levotiroxina com um copo de leite de vaca diminui significativamente a absorção da medicação.

Esses achados são consistentes com outras publicações que estabeleciam relação entre absorção de Levotiroxina e suplementação de cálcio, logo os pacientes não receberão a dose de hormônio tireoidiano prescrita. Esse estudo então provou a relação entre leite de vaca, que contem cálcio, e absorção da droga.

O melhor bulário do mercado você encontra no Whitebook. Clique e baixe aqui!

10 participantes (6 homens e 4 mulheres – não grávidas) com media de 33 anos, sem doença tireoidiana, sem alergia a leite e que não usavam nenhuma outra medicação foram estudados.

Foram medidos os níveis de T4 livre antes e depois (1h, 2h, 4h e 6h) da tomada do remédio (1000 mcg de Levotiroxina genérica) com ou sem a ingestão de 350 ml de leite semidesnatado. Os teste foram realizados com 1 mês de intervalo e os pacientes estavam sempre em jejum desde a noite anterior.

Os valores de T4 livre então foram analisados de maneira estatística e evidenciou-se que há uma redução de 10% dos níveis do hormônio no sangue daqueles pacientes que beberam leite de vaca quando comparados aos outros.

Mais do autor: ‘Obesidade deve ser considerada “doença”?’

Esses achados são consistentes e coerentes com a prática clínica atual e com todas as recomendações de todas as sociedades de endocrinologia vigentes, que preconizam 30 a 60 minutos de jejum após a tomada da medicação sempre com um jejum prévio de 2 horas.

Autor:

Referência:

Relacionados