Top 10 abril: ECMO na Covid-19, ivermectina, hidroxicloroquina e muito mais

O mês de abril foi muito intenso no meio médico. Confira os principais destaques de abril no nosso Top 10. Vamos lá? 

O mês de abril foi muito intenso, contando com diversas atualizações e notícias marcantes sobre temas de extrema importância no meio médico. Confira os principais destaques de abril no nosso Top 10. Vamos lá? 

destaques do mês no Top 10 abril

Top 10 abril

  1. Casos de trombose por vacina de Oxford são raros; agências recomendam continuar a imunização

A European Medicines Agency (EMA) emitiu uma nota confirmando a potencial relação entre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca com ocorrências de trombose com trombocitopenia. Saiba mais sobre a recomendação!

  1. Anvisa aprova uso de anticorpos monoclonais para o tratamento de Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de dois anticorpos monoclonais para o tratamento de Covid-19. Confira a lista completa!

  1. Imunização contra a Covid-19: Ministério da Saúde inclui pacientes HIV como prioritários

Setenta dias após o início oficial da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu incluir indivíduos entre 18 e 59 anos vivendo com HIV no grupo prioritário para imunização. Saiba mais sobre a decisão!

  1. Covid-19: nova variante descoberta na França não é detectável por PCR convencional

Dos 79 pacientes positivos para a Covid-19, oito casos eram portadores da nova variante. O primeiro teste de PCR realizado no hospital Lannion, em Côtes-d’Armor, nesses oito pacientes foi negativo, embora apresentassem os sintomas. Confira o que se sabe sobre a nova variante!

  1. Covid-19: quem teve caso leve pode ter sintomas mais fortes em uma reinfecção

Um artigo — que será publicado este mês, na revista Emerging Infectious Disease, — mostra que a reinfecção pode ser pelo mesmo vírus da primeira infecção e não depende das variantes. Confira os detalhes do artigo!

  1. Vacinação contra a influenza 2021 começa sem idosos como prioridade inicial

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza no dia 12 de abril com uma novidade: os idosos não estão como prioridade inicial desta vez. O motivo é para não gerar confusão com o calendário de imunização contra a Covid-19. Saiba mais!

  1. Meta-análise revela aumento de mortalidade após uso de hidroxicloroquina na Covid-19

Grandes ensaios clínicos, como o RECOVERY e o SOLIDARITY, suspenderam o uso dos em suas avaliações após a análise dos dados ter demonstrado ausência de benefício em desfechos clínicos importantes como mortalidade. Confira detalhes sobre as análises!

  1. A utilização da ECMO na Covid-19: direto ao ponto

O ECMO é um dos recursos avançados no manejo de pacientes com hipoxemia grave e refratária. O dispositivo pode oferecer suporte circulatório e pulmonar. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo. Veja mais sobre o ECMO e sua utilização na Covid-19!

  1. Entre os sintomas persistentes de Covid-19, quais os mais comuns?

Um estudo publicado na JAMA acompanhou uma coorte sueca de profissionais de saúde com diagnóstico de Covid-19 leve. O objetivo do estudo original era avaliar a imunidade a longo prazo dos voluntários, mas uma subanálise com oito meses de seguimento avaliou a presença, duração e gravidade de 23 sintomas pré-definidos. Confira os resultados do estudo!

  1. OMS reforça que ivermectina não deve ser usada para Covid-19 fora de ensaios clínicos

Segundo a OMS, as evidências sobre o uso ainda são inconclusivas, e, portanto, o fármaco não deve ser utilizado no tratamento de pacientes de nenhuma gravidade. A organização incluiu esta recomendação nas suas diretrizes de tratamento da Covid-19. Confira os detalhes!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.