Home / Infectologia / TOP 10: confira os artigos de setembro que você não pode perder!

TOP 10: confira os artigos de setembro que você não pode perder!

Infectologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia
Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Perdeu alguma notícia em setembro? Fique tranquilo! Como sempre fazemos para te ajudar a se manter atualizado, separamos as 10 matérias mais acessadas do Portal PEBMED no último mês! Veja abaixo:

1 – Doença de Huntington: o que é e como diagnosticar e tratar

Em primeiro lugar temos um podcast! Nele, o neurologista Felipe Nóbrega fala sobre doença de Huntington: o que é, como diagnosticar e qual o melhor tratamento. Confira!

2 – Vacinas meningocócicas conjugadas no Brasil: intercambialidade e diferentes esquemas de doses

Em agosto, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiram uma nota técnica conjunta sobre as vacinas meningocócicas conjugadas no Brasil. Veja os principais itens divulgados, neste artigo!

3 – Quiz: qual o diagnóstico principal baseado nos achados e na história?

Paciente, de cinco anos de idade, sexo masculino, chega à emergência com quadro de cefaleia, náuseas e vômitos. Para tentar identificar a causa, é realizada uma ressonância magnética do crânio. Muitos já testaram seus conhecimentos com esse quiz, acesse você também!

4 – Quiz: paciente com tosse e febre há 1 mês. Qual o diagnóstico?

Paciente do sexo masculino, com 13 anos, relata quadro de tosse, febre e perda ponderal há cerca de um mês. Nega outros sintomas e comorbidades. Na emergência, foi realizada uma tomografia de tórax. Qual a hipótese diagnóstica baseada nestes achados radiológicos? Acesse e resolva este quiz!

cadastro portal

5 – Síndrome alcoólica fetal: saiba como prevenir e tratar

O dia 9 de setembro foi destinado, mundialmente, à prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A SAF foi formalmente descrita pela primeira vez em 1973 por Jones e colaboradores, que relataram um grupo de características clínicas observadas em oito crianças nascidas de mães alcoólatras crônicas. Saiba mais neste artigo!

6 – Quiz: você sabe identificar qual é esse clássico sinal radiológico?

Lactente, com 8 meses, apresenta tosse. Na emergência, paciente realiza uma radiografia de tórax. Você consegue identificar qual é esse clássico sinal radiológico no exame? Responda nosso quiz e teste seus conhecimentos!

7 – Osteoporose: uma abordagem prática para diagnóstico e tratamento

A osteoporose é a principal causa de fraturas que resultam em morbimortalidade em idosos, sendo que o risco de uma fratura por fragilidade ocorrer a partir do 50 anos é de 50% para mulheres e de 20% para homens. Saiba mais neste texto!

8 – Caxumba: como fazer o diagnóstico e tratamento

Há alguns dias, os noticiários vêm divulgando que o número de casos de caxumba está aumentando, assim como vem acontecendo com o sarampo. Isso está ocorrendo, provavelmente, devido à queda da cobertura vacinal, já que a vacina para ambas é a mesma. Mas, afinal, o que é a caxumba? Saiba aqui!

9 – Quiz: paciente com dor abdominal

Paciente, sexo masculino, 30 anos, dá entrada na Emergência com queixa de dor abdominal que irradia para o dorso, febre e hiporexia. Laboratório com aumento de amilase e lipase. Acesse e responda mais esse quiz!

10 – Quiz: o que está causando tosse noturna neste paciente?

Paciente do sexo masculino, de 23 anos, chega à emergência com queixa de tosse noturna há algumas semanas e sem febre. Apresenta exames laboratoriais normais e é encaminhado para uma radiografia de tórax. Qual será o diagnóstico? Responda e teste seus conhecimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.