TOP 10: confira tudo o que rolou de mais importante em janeiro

Apesar de não ser um mês com muitas atualizações, foi um período agitado, desde os casos de intoxicação por dietilenoglicol até o coronavírus!

Durante o longo mês de janeiro, muitas coisas aconteceram na área da saúde. Apesar de não ser um mês com muitas atualizações e diretrizes, foi um período agitado, desde os casos de intoxicação por dietilenoglicol, passando pelo caso de febre hemorrágica, até o coronavírus, cujo surto não para de crescer!

Perdeu alguma coisa importante da área médica? Então pode deixar que vamos te atualizar!

10 – Mais de 50% dos residentes em pediatria desenvolvem burnout

Iniciando nosso TOP com um tema que muitos médicos já devem estar, infelizmente, familiarizados: o burnout. Os sintomas da síndrome do esgotamento profissional entre médicos, incluindo pediatras, aumentaram nos últimos dez anos, e a nossa editora médica de Pediatria, Roberta Esteves, falou sobre os resultados de um estudo publicado no mês sobre o burnout em residentes dessa especialidade. Confira aqui!

9 – Vinte erros comuns na prática clínica

Em janeiro, o American Journal of Medicine publicou um artigo sobre os erros mais comuns cometidos durante a prática médica. O conteudista do Whitebook, Gabriel Quintino, trouxe para o Portal os temas discutidos no artigos. Não deixe de acessar!

8 – Novo recall de ranitidina: Aché anuncia recolhimento de lotes

Publicamos também no último mês sobre mais um recolhimento de lotes de ranitidina. A substância vem sofrendo recall por conter N-nitrosodimetilamina (NDMA) em quantidades maiores que a permitida, componente que pode ser cancerígeno. É importante ter em mente que os pacientes poderão ter dificuldades de encontrar o fármaco. Veja mais sobre o assunto em nossa notícia!

7 – Exercício aeróbico versus musculação na obesidade: por que indicar os dois?

Um estudo, publicado recentemente na revista Obesity, analisou mais de 1,7 milhão de adultos americanos e percebeu que aqueles que faziam mais que 150 minutos de atividade aeróbica moderada e, no mínimo, dois exercícios de musculação por semana tinham menor prevalência de obesidade. Nosso colunista Alexandre Rocha falou sobre isso, assunto muito interessante que entrou em nosso TOP 10!

6 – Intoxicação por dietilenoglicol: como identificar e o que fazer?

Desde o final de dezembro, uma notícia assustou a todos: pessoas que beberam cervejas artesanais da empresa Backer foram internados com intoxicação por dietilenoglicol. Por isso, nosso editor médico chefe, Ronaldo Gismondi, preparou um artigo para orientar os profissionais de saúde sobre como agir nestes casos. Veja o protocolo aqui!

5 – Febre hemorrágica brasileira por arenavírus: o que precisamos saber?

Neste mês atípico, ainda ficamos estarrecidos com um caso de febre hemorrágica brasileira, doença que não aparecia há mais de 20 anos! As febres hemorrágicas virais são um grupo de doenças caracterizadas por febre e manifestações hemorrágicas, sendo geralmente graves e potencialmente fatais. Nossa editora médica de infectologia, Isabel Mendes, falou um pouco sobre o caso; você pode conferir aqui!

4 – O uso do tramadol no controle da dor é bom pra quem?

Em quarto lugar, o texto de nossa colunista de Cuidados Paliativos, Carolina Neiva, sobre o uso do tramadol em pacientes com câncer. Um texto excelente, baseado em um artigo da Cochrane, que você pode conferir aqui!

3 – OMS declara coronavírus como emergência internacional

O surto de coronavírus que começou no dia 31 de dezembro com certeza foi o assunto mais falado do mês! Estamos acompanhando os casos no Portal e também já falamos sobre as abordagens a esses pacientes. E, claro, era um assunto que não podia ficar fora de nosso TOP! Veja o texto!

2 – Síndrome neuroléptica maligna: uma emergência neurológica

O conteudista de neurologia do Whitebook, Felipe Nóbrega, preparou pra gente uma revisão sobre a síndrome neuroléptica, uma emergência neurológica com risco de vida associada ao uso de agentes antipsicóticos (neurolépticos) e caracterizada por: alteração do estado mental, rigidez, febre e disautonomia. Confira no artigo!

1 – Jejum intermitente não é só para perda de peso: quais outras aplicações clínicas?

Por fim, em primeiro lugar ficou o artigo da conteudista do Whitebook, Gabriela Queiroz, sobre o uso do jejum intermitente em diversas áreas clínicas! Confira o texto e saiba quais estudos estão rolando sobre o assunto!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.