Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!

Elencamos no top 10 do Portal PEBMED os principais assuntos de maio para que você não perca nada. Fique por dentro agora!

Maio contou com diversos destaques no Portal PEBMED. Caso você não tenha conseguido se atualizar com as notícias do mundo da saúde, pode deixar que aqui no top 10 nós elencamos quais foram os principais assuntos de maio para que você não perca nada. Fique por dentro agora! 

10) IM/ACP 2022: Diverticulite: dicas de abordagem no paciente ambulatorial 

Durante o ACP Internal Medicine Meeting 2022, revisamos vários temas importantes para a prática médica. Em medicina ambulatorial, ocorreu uma palestra sobre as novidades publicadas no último ano. As orientações para a abordagem da diverticulite tomaram como base o guideline recente do American College of Physicians (ACP) a respeito da abordagem a patologia, além das atualizações sugeridas pela American Gastroenterological Association (AGA). Confira! 

9) Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19 

Uma recombinante da variante Ômicron do novo coronavírus ainda não catalogado em outras partes do mundo foi encontrada no Brasil em uma amostra colhida de uma criança de três anos. Confira os detalhes! 

8) Polineuropatia amiloidótica familiar: o que você precisa saber? 

A polineuropatia amiloidótica familiar (PAF) é uma doença crônica, progressiva, de herança autossômica dominante. Tem envolvimento multissistêmico grave. Se não tratada, tem sobrevida média estimada de 10 anos. Veja mais!  

7) Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos? 

Foi publicado um artigo na Frontiers in Physiology com o objetivo de descrever possíveis reações entre o consumo de substância causadoras de distúrbios endócrinos como causa da endometriose e adenomiose. Saiba mais! 

6) Caso raro: Menina de 3 anos é diagnosticada com a doença de Batten e a síndrome de Verzeri-Brady 

Florence Swaffield, de apenas três anos, foi diagnosticada com a doença de Batten no Reino Unido. Trata-se de um caso raríssimo, ainda mais que a menina também possui a síndrome de Ververi-Brady, que causa atraso no desenvolvimento. Veja mais! 

 5) Caso clínico: Paciente jovem e assintomático: de onde vem essa leucocitose? 

Paciente de 28 anos, assintomático, comparece ao consultório médico apresentando exame laboratorial sugerindo leucocitose discreta. Confira aqui o caso clínico completo! 

4) Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19? 

Foi realizado um estudo multicêntrico para avaliar as características clínicas, a resposta ao tratamento e os resultados da lesão hepática após a vacinação contra o SARS-CoV-2. Saiba mais sobre o estudo! 

3) Varíola do macaco: Anvisa recomenda uso de máscaras e Ministério monitora situação no Brasil 

A Anvisa divulgou uma nota no último dia 24 para esclarecer as recomendações realizadas para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Segundo a agência, foi apenas reforçada a adoção das medidas já vigentes em aeroportos e em aeronaves e que são destinadas a proteger a população. Veja todas as recomendações! 

2) Quiz: Paciente adolescente apresenta febre, tosse e emagrecimento há três semanas. O que será? 

Paciente de 13 anos, sexo masculino, procurou o pronto atendimento apresentando febre, tosse e emagrecimento há três semanas. Qual o diagnóstico? Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED! 

1) Vacinas contra covid-19: O que temos descrito sobre alterações da retina pós-vacina? 

Um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia descreveu pacientes com achados retinianos vasculares, temporalmente associados com vacinas para covid-19, incluindo CoronaVac, Moderna, Pfizer, AZD1222 e Oxford/AstraZeneca. Confira mais detalhes! 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.