Top 10 de novembro: AHA 2023, rabdomiólise, disbiose intestinal e mais!

Aqui no top 10 de novembro nós elencamos os principais assuntos do mês para que você não perca nada sobre as novidades do mundo médico.

Tivemos diversos destaques no Portal no mês de novembro. Dentre eles, a cobertura do congresso da American Heart Association 2023, novas recomendações da OMS sobre alimentação complementar de bebês de 6 a 23 meses, avaliação e manejo da rabdomiólise, novas informações sobre o teste residencial para clamídia e gonorreia e muito mais. Confira agora o top 10 artigos de novembro! 

10) H. Pylori resistente ao tratamento: o que fazer? 

Durante o XXIV Congresso Latinoamericano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (LASPGHAN) foram apresentadas as principais evidências relacionadas a como conduzir pacientes com perfil de resistência antimicrobiana ao primeiro e segundo tratamento para infecção por H. pylori. 

9) Amitriptilina em dose baixa como alternativa para Síndrome do Intestino Irritável 

O manejo inicial da SII consta com alterações na dieta, recomendações de atividade física, manejo do estresse e uso de antiespasmódicos. Todavia, muitos pacientes necessitam de tratamento com neuromoduladores, destacando-se a importância da amitriptilina em baixa dose. 

8) Novo anticoagulante para prevenção de eventos tromboembólicos na FA 

O uso de anticoagulantes previne o risco de eventos tromboembólicos na fibrilação atrial (FA) e, após muito tempo com apenas a opção de se utilizar antagonistas da vitamina K (AVK), como varfarina, surgiram os novos anticoagulantes, chamados anticoagulantes de ação direta, que atuam na trombina e no fator X da cascata da coagulação.  

7) Disbiose intestinal: o que é e como evitar? 

A disbiose é uma característica, por exemplo, das doenças inflamatórias intestinais (DII), como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, mas também de doenças intestinais funcionais, metabólicas, autoimunes, distúrbios mentais e neurológicos. 

6) FDA autoriza o comercio do primeiro teste residencial para clamídia e gonorreia 

O teste, chamado de Simple 2 Test, é destinado a pessoas de mais de 18 anos e funciona através de swab vaginal ou coleta de urina, de acordo com o usuário. Ele é capaz de detectar a presença de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. 

5) Qual a relação entre a gravidade da doença atópica e a qualidade de vida? 

O periódico Pediatric Dermatology publicou um artigo em que pesquisadores japoneses e colaboradores descrevem os resultados do EPI-CARE na população pediátrica japonesa, com foco no impacto da gravidade da doença atópica (DA) na qualidade de vida.  

4) Vale a pena anticoagular fibrilação atrial subclínica? 

O estudo ARTESIA avaliou o uso de apixabana em pacientes com FA subclínica. O estudo foi apresentado durante a edição de 2023 do congresso da American Heart Association (AHA). 

3) Saiba como realizar avaliação e manejo da rabdomiólise 

A rabdomiólise é um distúrbio que ocorre por lise ou lesão das células musculares esqueléticas por diversas causas. A síndrome decorrente mais temida é a Insuficiência Renal Aguda e, por isso, a função renal deve ser investigada proximamente. 

2) AHA 2023: Acompanhe todas as novidades do congresso da American Heart Association 

Entre os dias 11 e 13 de novembro aconteceu a edição de 2023 do congresso da American Heart Association, que aconteceu na Filadélfia, Estados Unidos, e também teve transmissão online para os inscritos. O Portal realizou mais uma cobertura do tradicional congresso de cardiologia, para trazer as maiores novidades do evento. 

 1) Novas recomendações da OMS sobre alimentação complementar de bebês de 6 a 23 meses 

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma nova diretriz que fornece recomendações globais, normativas e baseadas em evidências sobre a alimentação complementar de lactentes e crianças pequenas de 6 a 23 meses de idade que vivem em países de baixa, média e alta renda. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.