TOP 10: os artigos de novembro que você não pode deixar de ler

Como te manter atualizado é o nosso principal objetivo no Portal PEBMED, trouxemos mais um TOP 10, com os assuntos mais acessados do mês de novembro.

Como te manter atualizado é o nosso principal objetivo no Portal PEBMED, trouxemos mais um TOP 10 para você, com os assuntos mais acessados do mês de novembro. Confira!

1 – Quiz: qual lesão dermatológica o paciente apresenta?

Paciente do sexo feminino, 52 anos, há 10 anos com placa eritematosa, bem delimitada, irregular, com superfície escamativa, áreas focais infiltradas, com prurido moderado, localizada no glúteo e coxa direito. Qual o provável diagnóstico? Acesse e responda ao quiz!

2 – Devo utilizar corticoides para dor de garganta por infecção bacteriana?

Seja no plantão ou no consultório, uma das queixas que mais ouvimos sempre é: dor de garganta. O manejo pode parecer simples, mas quando queremos reduzir sintomas a aumentar a eficácia do tratamento, você conhece as melhores evidências? Veja no artigo!

3 – Como realizar o controle glicêmico no paciente hospitalar?

A hiperglicemia é um dos componentes fisiológicos da resposta metabólica ao estresse, sendo frequentemente encontrada em pacientes críticos e em pós-operatório. Uma revisão foi publicada Current Diabetes Reports sobre o controle glicêmico no paciente hospitalar, confira os principais pontos no texto!

4 – Pré-diabetes: como fechar esse diagnóstico?

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, falamos sobre a apresentação clínica e a abordagem diagnóstica da pré-diabetes. Leia aqui!

5 – Crise hipertensiva: quais os tratamentos de urgência e emergência?

A New England Journal of Medicine (NEJM) publicou um artigo de revisão sobre crise hipertensiva, que descreve um paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) grave (>180/110), sintomática e discute as diferenças entre urgência e emergência hipertensiva, bem como o melhor tratamento. Confira no texto!

6 – Caso clínico: mulher usuária de DIU com dor abdominal difusa

Mulher de 24 anos, G3P2A1, último parto há três anos, usuária de DIU de cobre inserido logo após o parto, vem à emergência apresentando dor abdominal difusa de início há cerca de 2 horas, com sangramento transvaginal discreto. Última menstruação há cinco semanas. Veja o caso aqui!

7 – AHA 2019: após AVC isquêmico, qual o alvo de colesterol LDL?

As diretrizes atuais da American Heart Association (AHA) e da American Stroke Association (ASA) recomendam terapia com estatina “intensa” após um acidente vascular cerebral isquêmico de origem aterosclerótica, mas não estipulam um nível-alvo de colesterol LDL, porque há dados limitados sobre os resultados com alvos diferentes para o colesterol LDL. Veja qual o melhor alvo em nosso artigo!

8 – Enterocolite necrosante: ferramenta pode auxiliar no diagnóstico

A enterocolite necrosante (ECN) é uma das enfermidades intestinais mais frequentes e imprevisíveis que englobam respostas inflamatórias sistêmicas em recém-nascidos (RN) prematuros. Confira nosso artigo!

9 – Quiz: paciente com história de trauma por queda

Paciente do sexo feminino, 82 anos, com história de trauma recente por queda da própria altura, queixando-se de cefaleia e dor na face. Foi solicitado exame de imagem para melhor investigação. Qual o melhor exame e o provável diagnóstico? Acesse o quiz e teste seus conhecimentos!

10 – Whitebook: saiba como diagnosticar um AVC isquêmico

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, falamos sobre o diagnóstico do AVC isquêmico.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags