TOP 10: os artigos de outubro de 2019 que você não pode deixar de ler

Para te ajudar a se manter atualizado, reunimos, como sempre fazemos, os principais assuntos do mês. É o top 10 do Portal PEBMED! Confira.

Para te ajudar a se manter atualizado, reunimos, como sempre fazemos, os principais assuntos do último mês. É o top 10 do Portal PEBMED! Confira:

1 – Caso clínico: paciente com tinnitus e vertigem por 2 anos

MSF, 48 anos, sexo feminino, natural do Rio de Janeiro, do lar. Há dois anos iniciou quadro de tinnitus á esquerda e vertigem, de leve intensidade, que ocorria numa frequência de duas a três vezes por semana. Veja o caso!

2 – Anvisa se manifesta sobre uso da ondansetrona na gravidez

Uma publicação relacionou o uso da ondansetrona na gravidez com um aumento do risco de malformações congênitas. Devido à grande comoção, a Anvisa decidiu investigar o uso do medicamento em mulheres grávidas. Confira a matéria.

3 – Semaglutida oral é aprovado para diabetes tipo 2 em adultos

Foi aprovado, nos Estados Unidos, o uso do semaglutida oral, de 7 mg e 14 mg, para o tratamento da diabetes tipo 2 em adultos. Leia a notícia.

4 – Quiz: paciente com rebaixamento e assimetria de membros inferiores

Paciente, de 56 anos, investigando massa pancreática com lesões hepáticas, é internada para realizar biópsia hepática por radiointervenção. Na tomografia, as imagens hepáticas são sugestivas de metástase. Teste seus conhecimentos você também!

5 – Caso clínico: mulher de 94 anos, com diarreia e hiporexia

Dona Maria tem 94 anos, é diabética e está acamada há um ano desde que teve uma fratura no fêmur. Compareceu à emergência acompanhada do filho com relato de a mãe estar comendo menos e apresentar diarreia há duas semanas. Confira mais um caso clínico!

6 – Bactérias resistentes à limpeza são fontes de contaminação em UTIs

Um estudo mapeou as comunidades de microrganismos que habitam as unidades de tratamento intensivo (UTIs). Diferenças na composição da microbiota das superfícies das UTIS foram observadas, além de uma grande variedade de bactérias potencialmente causadoras de doenças. Veja no artigo.

7 – Quiz: paciente jovem com cefaleia e aumento dos pés e das mãos

Paciente comparece ao ambulatório na consulta do médico de família, pois apresenta cefaleia e aumento dos pés e das mãos. Refere que tem notado estas alterações há aproximadamente 3 anos. Acesse o quiz e teste seus conhecimentos!

8 – Lorcasserina: novo medicamento antiobesidade

Há mais de uma década não há nenhum lançamento de medicação oral antiobesidade nos EUA, até junho de 2012, quando o FDA aprovou a lorcasserina hemi-hidratada. Confira o artigo!

9 – Ondansetrona na gestação: o uso é seguro?

Muitos colegas da obstetrícia receberam um comunicado sobre o aumento de risco fetal com uso de ondansetrona. Essa droga é comumente usada em obstetrícia em algumas fases da gestação para coibir vômitos que não melhoram com mudanças de hábitos alimentares ou outras medicações. Leia o texto!

10 – Whitebook: qual a melhor abordagem terapêutica na candidíase?

Falamos no Portal PEBMED sobre o uso de probióticos na terapia complementar da candidíase de repetição. Por isso, na publicação de conteúdos do Whitebook, separamos a melhor abordagem terapêutica na candidíase. Acesse e confira!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.