Trabalho e assédio moral: você sabe identificar?

O assédio moral pode interferir no desempenho dos trabalhadores e no próprio ambiente de trabalho. Saiba mais.

**Texto escrito com colaboração de Rafael Rodrigues Polakiewicz: Doutorando em ciências do cuidado em saúde -UFF, Mestre em ciências do cuidado em saúde – UFF, Especialista em atenção psicossocial.

O trabalho possui papel fundamental na dinâmica do desenvolvimento afetivo entre as pessoas, ainda pode estar relacionado como fonte de prazer, saúde e bem-estar se realizados em condições favoráveis. Porém, um trabalho carente de suporte social, sem reconhecimento ou que seja fonte de risco à integridade física ou mental, poderá resultar em sofrimento psíquico ao trabalhador.

No contexto atual de reestruturação dos modos de produção, percebe-se um aumento na precarização do trabalho aos quais incluem fatores a serem enfrentados pelos trabalhadores, como: flexibilização, intensificação do trabalho (produzir mais em menos tempo), perda de direitos trabalhistas, fragmentação do mercado de trabalho, downsizing (redução da empresa com demissão de trabalhadores) e terceirização, contratos temporários e insegurança no trabalho, maior carga de trabalho, aumento da pressão, e um nítido desequilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Com as diversas mudanças no mundo do trabalho, algumas consequências vieram à tona, trazendo uma série de exigências, maior pressão por metas e cobranças quantitativas ao cotidiano do trabalhador, tornando o ambiente de trabalho um risco para sua saúde e qualidade de vida, visto que o trabalhador na maioria das vezes passa o maior tempo do seu dia desenvolvendo suas relações sociais no trabalho e a vivência num ambiente hostil pode afetar diretamente sua saúde mental.

Diante desse contexto, além dos fatores citados, é importante discorrer também sobre a violência no ambiente das diversas organizações pois é um fator que contribui com os danos à saúde mental do trabalhador. O assédio moral pode interferir no desempenho dos trabalhadores e no próprio ambiente de trabalho, considerado como um comportamento repetido, com práticas hostis dirigido a um ou mais trabalhadores.

O assédio moral é caracterizado como um tipo de violência ao qual estão submetidos muitos trabalhadores, causado pela deterioração das relações interpessoais e problemas organizacionais, está relacionado com a cultura, tendo uma diversidade de manifestações.

Assédio moral e a enfermagem: o que é e como lidar?

assédio

O que é?

Segundo especialistas, assédio moral é toda conduta abusiva, manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos verbais ou escritos, expondo a pessoa a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades no ambiente de trabalho. O assédio moral é um tipo de comportamento destrutivo que colabora para a modificação da vida das pessoas, o seu alvo principal afeta a auto estima da pessoa provocando insegurança e medo, afetando a condição  psicológica e por consequência refletindo no seu estado físico, fazendo com que ele se sinta diminuído e cansado diante do assédio.

O dano psicológico se torna um dos principais problemas encontrados em pessoas que sofrem assédio. O assediado além de interiorizar o que o assediador está fazendo contra ele  tornando-o muitas vezes inseguros e distraídos, sendo assim mais suscetíveis de cometer erros  e trazendo risco para si, pois  se sentem incapazes de realizar as funções as quais lhe foram propostas. Nossa sociedade ainda visa lucratividade na maioria das posições de trabalho, o que refere como um condutor de práticas abusivas.

O assédio moral é um fenômeno que acontece desde os primórdios da humanidade e que se caracteriza por conduta abusiva de principal natureza psicológica, expondo o trabalhador a situações humilhantes e constrangedora. que pode ser direcionada a ofender a personalidade do trabalhador e a sua dignidade. Na maioria dos casos acontece no ambiente de trabalho mas pode se estender em nosso tempo até em momentos que o trabalhador não se encontra no ambiente de trabalho através da comunicação por celular, grupos de comunicação etc.

Tipos de assédio Moral

Assédio Vertical Descendente: mais comum nas empresas é aquele que acontece por outro membro da empresa hierarquicamente superior ao empregado assediado.

Assédio Moral Organizacional: o empregado sofre violência: nesse caso o trabalhador sofre assédio da própria empresa pelo ambiente de trabalho e pela cultura organizacional. Há estimulação de competição e produtividade alta.

Assédio Moral Horizontal: ocorre entre trabalhadores que estão na mesma posição hierárquica na empresa.

Assédio Moral Vertical Ascendente: o assédio vertical ascendente é raro mais pode acontecer. Acontece quando funcionário hierarquicamente inferior assedia trabalhador em posição superior.

O assédio moral possui algumas condutas típicas que vão rotular a conduta. A desaprovação a todo e qualquer comportamento da vítima, constante crítica, colocar em dúvida a capacidade do trabalhador, comunicar publicamente falhas ou condutas incompletas, isolar o funcionário não permitindo socialização, falar da vida pessoal e profissional. O tratamento hostil, de forma repetida e continuada, em caráter de perseguição tratamento duro ou rígido dirigido ao trabalhador, ou mesma a constante exigências desnecessárias ou acima de suas competências.

O que o trabalhador pode fazer frente ao assédio é buscar ajuda. Muitas vezes o trabalhador fica impossibilitado de reagir as violências, por esse motivo, ajuda se torna fundamental. Ajuda psicológica e buscar as vias administrativas da própria instituição. Muitas vezes é apenas no processo judicial que se faz a correção de conduta. O trabalhador ainda dada devida conduta, pode ainda requerer a rescisão indireta do contrato de trabalho e indenização e assistência médica, além de indenização contra empresa e funcionários. O mais importante é identificar esse comportamento na empresa e modificar a conduta organizacional, uma vez que esta gera danos a saúde do trabalhador.

É importante que haja treinamento da equipe e que o assunto seja discutido nas empresas, para impedir as práticas e identificar o comportamento e pessoas com históricos de assédio em cargos de coordenação e supervisão, que são mais comuns. A educação permanente sobre o assunto se faz extremamente necessária.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Pereira, ACL et al. Fatores de riscos psicossociais no trabalho: limitações para uma abordagem integral da saúde mental relacionada ao trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. 2020, (45), e18. Doi: 10.1590/2317-6369000035118.
  • Freire, PA. Assédio moral e saúde mental do trabalhador. Trabalho, Educação e Saúde. 2008; 6, (2), pp. 367-380. DOI: 10.1590/S1981-77462008000200009.
  • Brasil. Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região. Cartilha: assédio moral no local de trabalho (impressa). Disponível em: https://www.tst.jus.br/documents/10157/55951/Cartilha+ass%C3%A9dio+moral/573490e3-a2dd-a598-d2a7-6d492e4b2457> Acesso em: 26 abril 2022.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em saúde. Assédio Moral. Outubro de 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/assedio-moral/> Acesso em: 26 abril 2022.
  • Hirschle, A. L. T. e Gondim, S. M. G. Estresse e bem-estar no trabalho: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 25 (7), pp. 2721-2736. DOI: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.27902017>.