Trajetória na medicina e o cenário atual

O munco muda e o cenário da medicina prática muda também. Quais desafios criados por uma nova realidade a novas geração de médicos enfrentará?

Acredito que ou novos acadêmicos, residentes ou colegas no cenário atual mercado de medicina já devem ter ouvido algum staff, preceptor ou até algum mesmo parente comentando sobre o médico de antigamente, aquela profissão cheia de status e autoridade em que o médico que atendia a família trabalhava muito, ganhava muito dinheiro, comprava bens, fazendas, trocava de carro, eram os verdadeiros DOUTORES (mesmo sem doutorado).

Leia também: Uso da telemedicina em neurologia pediátrica

Médicas se preparam para um novo cenário e novos desafio da profissão

O passado não volta

Antes da evolução das sociedades médicas, da judicialização da medicina, e da grandíssima papelada a ser preenchida, o médico (em especial o cirurgião) saia da residência feito um exército de um homem só, capacitado a resolver as mais diversas e adversas situações, doenças e complicações, ora por ser o único profissional no local, ora por ser realmente treinado em diversas áreas de atuação. Diferente do que vivemos hoje, (principalmente em grandes centros), o médico se torna cada vez mais especializados em conduzir com maestria uma pequena e muitas vezes complexa lista de patologias, habituado a encaminhar ao colega especialista tudo aquilo que foge do seu domínio.

Em relação nova leva de médicos recém-formados, a situação também já se modificou! O número de novos doutores, saídos do forno é maior a cada ano, sem que o número de vagas de especialização, seja ela residência médica ou pós-graduação acompanhe na mesma proporção.

Antigamente o médico vivia para o trabalho, e juntava muito…

A minha geração trabalha pra viver, e viver bem, portanto gasta muito…

A digitalização da medicina

A nova geração, já está se adequando cada vez mais depressa ao modelo de Medicina Digital, em que as ferramentas de marketing impulsionam a comercialização de conteúdo, ensino e assessoria na área da saúde, mesmo antes de se tornar um especialista, e tem nesse mercado a chance de geração de renda em maiores proporções, que fogem do trabalho orgânico do dia a dia.

“A Transformação Digital é um evento sem volta: uma revolução que veio para mudar completamente a maneira como encaramos o mundo e interagimos com ele.” explica o redator Daniel Moraes, da Rock Content, empresa especializada em produção de conteúdos, sendo que a medicina tradicional também já foi englobada por estratégia de negócios, visto a quantidade de médicos que cada vez mais expõe seus trabalhos e habilidades nas redes sociais.

A Telemedicina no Brasil já é realidade desde que, em 2019, o CFM Conselho Federal de Medicina autorizou a realização da teleconsulta médica, cuja aplicação vai do diagnóstico ao tratamento, monitoramento e manejo tanto de condições agudas quanto crônicas. 

Saiba mais: Você sabe quais são os 4 Princípios da Medicina de Família e Comunidade?

Prática comum em outros países, permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente para os pacientes, oferecendo cuidados em saúde em menor tempo, com redução de custos e da carga de trabalho, como explica a publicação deste ano na Revista Brasileira de Educação Médica, intitulada: Teleconsulta: uma Revisão Integrativa da Interação Médico-Paciente Mediada pela Tecnologia. 

O trabalho abrange uma revisão integrativa da literatura para identificar essas experiências em quatro bases de dados, de janeiro de 2013 a fevereiro de 2019, a maioria publicada no Reino Unido, e conclui que não é possível transpor as experiências desse cenário para a nossa realidade, principalmente devido os desafios políticos e corporativos do território nacional.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades