Transfusão de hemocomponentes: conceitos básicos

A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados pode melhorar a saúde dos indivíduos ou levar a complicações agudas ou tardias.

A transfusão de hemocomponentes e hemoderivados faz parte do manejo de diversos pacientes, particularmente os portadores de doenças hematológicas e os submetidos a procedimentos invasivos. Se, por um lado, a transfusão pode salvar vidas e melhorar a saúde dos indivíduos, por outro, pode levar a complicações agudas ou tardias, como qualquer outra intervenção terapêutica.

500x120-usuarios

Além disso, constitui uma prática cara para o SUS, uma vez que exige tecnologia de ponta e recursos humanos altamente especializados. Por conta disso, é indispensável a racionalização na utilização desses recursos, considerando sempre a segurança do receptor e a disponibilidade de acesso.

Em primeiro lugar, hemocomponentes e hemoderivados são produtos distintos. Hemocomponentes são produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação e congelamento) – incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado. Já os hemoderivados são produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico-químicos – incluem albumina, globulinas e concentrado de fatores de coagulação.

Outro aspecto importante é que, como a transfusão apresenta risco potencial (doenças infecciosas, imunossupressão, aloimunização) apesar de todos os cuidados, a decisão deve ser discutida com o paciente ou seus familiares e as possíveis dúvidas devem ser esclarecidas. É recomendável que o paciente ou seu responsável formalize sua ciência e autorização para a transfusão, assinando um termo de consentimento livre e esclarecido.

Princípios que devem ser considerados pelo médico antes da decisão de transfundir o paciente:

  • A indicação deve ser feita exclusivamente por médico e baseada principalmente em critérios clínicos (e não somente em resultados laboratoriais);
  • A indicação poderá ser analisada por médico do serviço de hemoterapia, que irá julgar a necessidade do procedimento;
  • Toda transfusão traz riscos (imediatos ou tardios) e, por isso, os benefícios devem superar os riscos.

Transfusão de hemácias:

  • Deve ser feita para tratar ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio aos tecidos, sendo a decisão baseada em fatores clínicos e laboratoriais, como idade e comorbidades do paciente, velocidade de instalação da anemia e volume intravascular.
  • Em situações de anemia (particularmente crônica), sempre que possível, deve-se considerar outras formas de intervenção, como reposição de ferro ou tratamento com eritropoietina antes da transfusão.
  • Não é recomendada transfusão de hemácias para promover aumento da sensação de bem-estar ou cicatrização de feridas, profilaticamente e para expansão volêmica quando a capacidade de transporte de oxigênio estiver adequada.
  • Em indivíduo adulto de estatura média, um concentrado de hemácias normalmente eleva o hematócrito em 3% e a hemoglobina em 1 g/dL. Em pacientes pediátricos, o volume a ser transfundido para a obtenção dos mesmos resultados é de 10-15 mL/kg.

Transfusão de plaquetas:

  • As indicações estão associadas basicamente às trombocitopenias desencadeadas por falência medular (doenças hematológicas e/ou quimioterapia e radioterapia), particularmente no que se refere ao uso profilático.
  • Raramente recomenda-se transfundir plaquetas em casos de destruição periférica ou alterações congênitas da função plaquetária. Nesses casos, a transfusão é feita apenas na presença de sangramentos graves e potencialmente fatais ou quando há necessidade de procedimentos invasivos na ausência de respostas a outros métodos.
  • Em geral, faz-se um concentrado de plaquetas para cada 7-10 kg de peso em adultos. Em pacientes pediátricos, a dose preconizada é de 5-10 mL/kg.

Transfusão de plasma:

  • O plasma contém proteínas da coagulação. Logo está indicado no tratamento de pacientes com distúrbios da coagulação (sangramento causado por deficiência de múltiplos fatores da coagulação, como nos casos de hepatopatia e coagulação intravascular disseminada; sangramento grave causado por uso de anticoagulantes orais antagonistas da vitamina K ou necessidade de reversão urgente da anticoagulação; transfusão maciça com sangramento por coagulopatia; utilização como líquido de reposição na plasmaférese para tratamento de púrpura trombocitopênica trombótica).
  • Não é recomendado o uso de plasma para expansão volêmica, tratamento de sangramentos sem coagulopatia associada, correção de testes anormais de coagulação na ausência de sangramento e em estados de perda proteica ou imunodeficiências.
  • A utilização de 10-20 mL/kg aumenta em 20-30% os níveis dos fatores de coagulação do paciente, chegando a níveis hemostáticos. Cada bolsa tem cerca de 200-250 mL.

Transfusão de crioprecipitado:

  • O crioprecipitado contém fibrinogênio, fator VIII, fator de von Willebrand e fator XIII, estando indicado para repor fibrinogênio em pacientes com hemorragia e deficiência isolada congênita ou adquirida do fator ou em pacientes com coagulação intravascular disseminada e hipofibrinogenemia grave, repor fator XIII em pacientes com hemorragias por deficiência do fator e repor fator de von Willebrand em pacientes que não têm indicação ou não responderam ao desmopressina.
  • Deve ser feito quando não se dispuser de concentrados estáveis dos fatores de coagulação, que têm menor risco de contaminação viral.
  • De forma prática, utiliza-se 1-2 bolsas para cada 10 kg de peso do paciente, com a intenção de atingir nível de fibrinogênio de 100 mg/dL.

Procedimentos especiais para hemocomponentes:

  • Desleucocitação: realizada através de filtro específicos para remoção de leucócitos nos concentrados de hemácias e de plaquetas. Está indicado nas prevenções de complicações relacionadas à transfusão de hemocomponentes alogênicos devido à exposição do receptor aos leucócitos do doador, como reação febril não hemolítica.
  • Irradiação: realizada para prevenção da doença enxerto versus hospedeiro associada à transfusão, complicação imunológica usualmente fatal, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores suscetíveis. Os concentrados de hemácias e de plaquetas são submetidos à irradiação gama na dose de, pelo menos, 2500 cGy, impossibilitando a proliferação dos linfócitos.
  • Lavagem com solução salina: feita para eliminar a maior quantidade possível de plasma dos concentrados de hemácias e de plaquetas, que são lavados com solução isotônica de cloreto de sódio estéril em quantidade suficiente (1-3 litros) e em sistema fechado para minimizar o risco de contaminação. Está indicada na prevenção de reação alérgica à transfusão.
  • Fenotipagem: feita para pacientes que apresentam anticorpos irregulares antieritrocitários ou que estão ou entrarão em esquema de transfusão crônica (maior risco de aloimunização). Realiza-se a pesquisa de antígenos eritrocitários nos concentrados de hemácias a serem transfundidos.
  • Aquecimento: realizado através de equipamentos especiais e em temperatura controlada. Os concentrados de plaquetas não devem ser aquecidos por comprometer a função plaquetária. Está indicado nas seguintes situações: adulto que receberá sangue ou plasma em velocidade superior a 15 mL/kg/h por mais de 30 minutos; criança que receberá sangue ou plasma em velocidade superior a 15 mL/kg/h; transfusões maciças; altos títulos de anticorpo hemolítico frio com alta amplitude térmica que reage a 37°C; portadores de fenômeno de Raynaud; exsanguineotransfusão.

Considerações gerais sobre a transfusão:

  • A requisição do produto hemoterápico deve ser preenchida da forma mais completa possível, prescrita e assinada por médico e estar registrada no prontuário do paciente – devem constar, pelo menos, nome completo do paciente (sem abreviações), sexo, idade, peso, número do prontuário, enfermaria e leito, diagnóstico, antecedentes transfusionais, hemocomponente solicitado (com o respectivo volume ou quantidade), tipo de transfusão (programada, não urgente, urgente ou de extrema urgência), resultados laboratoriais que justifiquem indicação de hemocomponente, data, assinatura e número do CRM do médico solicitante.
  • Não existe contraindicação absoluta à transfusão em pacientes com febre – é importante diminuir a temperatura antes da transfusão, porque o surgimento de febre pode ser um sinal de hemólise ou de outro tipo de reação transfusional;
  • É rara a necessidade de aquecer um produto hemoterápico antes do uso – quando indicada, deve ser feita de forma controlada e sob orientação e monitoramento de profissional responsável;
  • Nenhuma transfusão deve exceder o período de infusão de quatro horas – quando esse período for ultrapassado, a transfusão deve ser interrompida e a unidade descartada;
  • Não deve ser adicionado nenhum fluido ou droga ao produto hemoterápico a ser transfundido – os concentrados de hemácias podem ser transfundidos em acesso venoso compartilhado apenas com soro fisiológico;
  • Todo produto hemoterápico deve ser transfundido com equipo com filtro capaz de reter coágulos e agregados.

livia

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • Guia para o uso de hemocomponentes. Ministério da Saúde. Segunda edição, 2014.
  • Técnico em hemoterapia. Ministério da Saúde. Primeira edição, 2013.
  • Razouk FH, Reiche EMV. Caracterização, produção e indicação clínica dos principais hemocomponentes. Rev Bras Hematologia e Hemoterapia. Volume 26, número 2, 2004.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.