Transporte seguro de crianças: veja as recomendações da nova diretriz

Para ajudar profissionais a orientarem os pais, com base nas melhores evidências, a APP publicou suas novas orientações para transporte seguro de crianças.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Acidente de carro é hoje a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos no Brasil. Os pediatras desempenham um papel fundamental na promoção da segurança dessa população. Para ajudar os profissionais a orientarem corretamente os pais, com base nas melhores evidências disponíveis, a American Academy of Pediatrics (APP) publicou suas novas recomendações para cuidados no trânsito. Leia em detalhes abaixo!

seguranca no transito

Transporte seguro de crianças

1) Todos os bebês e crianças pequenas devem usar o assento de segurança para carros – cadeirinha infantil – pelo máximo de tempo possível, até atingirem o peso ou a altura máximos permitidos. De acordo com a legislação brasileira, a criança deve usar esse equipamento de um a quatro anos de idade.

2) Todas as crianças cujo peso ou altura ultrapassam o limite da cadeirinha devem usar um assento de elevação (booster) e um ajustador para cinto de segurança.

3) Quando as crianças têm idade e tamanho suficientes para usar apenas o cinto de segurança do veículo, elas devem sempre usar cintos de segurança com três pontos (que passa pelo ombro e quadril) para proteção ideal.

4) Crianças com 12 anos ou menos devem andar no banco de trás. Na legislação brasileira, essa recomendação é para crianças de até 10 anos.

LEIA MAIS: Você conhece os pontos principais no manejo do trauma pediátrico?

Acidentes com crianças

Segundo dados da organização não governamental Criança Segura, entre 2001 e 2016, a mortalidade infantil por acidentes caiu de 6.190 em 2001 para 3.733 em 2016, mas o número ainda é expressivo. A principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos é acidente no trânsito, seguido de afogamento e sufocação.

LEIA MAIS: Erros no uso de medicamentos na emergência pediátrica: como reduzir?

Referências:

  • Child Passenger Safety. Dennis R. Durbin, Benjamin D. Hoffman, COUNCIL ON INJURY, VIOLENCE, AND POISON PREVENTION. Pediatrics Aug 2018, e20182460; DOI: 10.1542/peds.2018-2460
  • http://criancasegura.org.br/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags