Transtorno bipolar: coenzima Q10 é eficaz no controle dos sintomas

Pesquisadores constataram que a coenzima Q10 pode auxiliar, como adjuvante, no tratamento de pacientes diagnosticados com transtorno bipolar.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O transtorno bipolar é caracterizado pela alteração do humor, indo da euforia à depressão extremas. O paciente com o distúrbio pode permanecer no estágio maníaco ou depressivo durante semanas e depois mudar repentinamente para o extremo oposto. Como a doença não tem cura, o tratamento age no controle das manifestações clínicas e na severidade dos episódios por medicamentos antipsicóticos e antidepressivos. O diagnóstico do transtorno bipolar é realizado por meio da história psiquiátrica bem colhida e exame psíquico do paciente.

transtorno bipolar

Controle do transtorno bipolar

Estudos recentes sugerem que a disfunção mitocondrial, o estresse oxidativo e certas inflamações exercem papéis essenciais no transtorno bipolar. Pesquisadores do Irã constataram que a coenzima Q10 (CoQ10), conhecida por ubiquinona, pode auxiliar de maneira adjuvante no tratamento de pacientes diagnosticados com o distúrbio. Por ser um modulador mitocondrial, e um composto anti-inflamatório e antioxidante, o fármaco agiria diretamente no controle fisiopatológico da doença.

Leia mais: Transtorno bipolar: estudo testa eficácia da AAS e minociclina

Em um estudo randômico e controlado, os pesquisadores buscaram comprovar a eficácia da CoQ10. Participaram do levantamento 69 pacientes diagnosticados com transtorno bipolar e que, na base, já recebiam medicação para o controle dos sintomas. Os voluntários foram designados aleatoriamente em dois grupos, o primeiro recebeu a coenzima Q10, na dose diária de 200 mg, e o segundo grupo recebeu placebo. O follow-up durou dois meses e os sintomas do transtorno em cada paciente foram avaliados com base na Escala de Depressão de Montgomery-Asberg, os dados foram comparados no início da pesquisa, na quarta semana e na oitava semana.

Resultados

Com o tempo, os sintomas de depressão diminuíram nos dois grupos. Porém, se comparados os grupos, a resposta foi maior nos indivíduos medicados com a CoQ10 em relação aos que receberam placebo (72% vs 12%) na oitava semana. A coenzima Q10 provocou efeitos adversos mínimos e foi bem tolerada nos pacientes. Entretanto, a remissão dos sintomas foi significantemente baixa nos dois grupos (8% vs 0%).

Com base nos resultados, apesar da comprovação dos efeitos benéficos da coenzima Q10, pesquisadores indicam que o composto seja administrado como tratamento complementar do transtorno bipolar e não primário.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Mehrpooya M et al. Evaluating the effect of coenzyme Q10 augmentation on treatment of bipolar depression: A double-blind controlled clinical trial. J Clin Psychopharmacol 2018 Oct; 38:460. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30106880)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades