Transtorno bipolar: estudo testa eficácia da AAS e minociclina

Processos inflamatórios podem contribuir para o desenvolvimento de síndromes psiquiátricas. Pensando nisso, pesquisadores testaram a eficácia da aspirina e da minociclina como terapia adjuvante para o transtorno bipolar.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Evidências sugerem que processos inflamatórios podem contribuir para o desenvolvimento de síndromes psiquiátricas. Pensando nisso, pesquisadores testaram a eficácia do AAS e da minociclina como terapia adjuvante para o transtorno bipolar. Os resultados foram publicados na Nature.

Para o presente estudo (randomizado, duplo-cego e controlado por placebo), foram selecionados 99 pacientes com depressão e transtorno bipolar. Os participantes foram randomizados para um de quatro grupos:

  1. Minociclina 100 mg duas vezes + AAS 81 mg duas vezes (M + A; n = 30);
  2. Minociclina + placebo (M + P; n = 18);
  3. Placebo + AAS (A + P; n = 19);
  4. Placebo + placebo (P + P; n = 28).

Marcadores inflamatórios foram avaliados no início e no final da intervenção, que durou 6 meses. A idade média dos pacientes foi de 40 anos e 75% eram mulheres. Os tratamentos em curso (antipsicóticos, estabilizadores de humor, antidepressivos e ansiolíticos) foram similares em todos os grupos.

Resultados

Em uma análise de dois grupos, o M + A apresentou uma taxa de resposta maior do que o grupo P + P (p = 0,034; OR = 2,93; NNT = 4,7). Quando todos os quatro braços foram incluídos na análise, houve um efeito mais forte do AAS na resposta ao tratamento que foi conduzida pelos grupos M + A e A + P (p = 0,019; OR = 3,67; NNT = 4,0).

Ter um nível mais alto de interleucina 6 (IL-6) no baseline foi associado a uma maior taxa de resposta à minociclina. Em comparação com controles não-bipolares, os participantes inicialmente apresentaram níveis elevados de um marcador de atividade de COX-1 (tromboxano B2; usado para medir a adesão à aspirina), que diminuiu com o uso do AAS.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o ASS e a minociclina podem ser valiosas como tratamento adjuvante do transtorno bipolar. Estudos adicionais devem ser realizados para confirmar e ampliar esses resultados.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades