Leia mais:
Leia mais:
Tratamento com inositol de sintomas psicológicos relacionados à síndrome dos ovários policísticos

Tratamento com inositol de sintomas psicológicos relacionados à síndrome dos ovários policísticos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Quase dez por cento das mulheres na menacme apresentam síndrome dos ovários policísticos (SOP), afecção que afeta de maneira importante a qualidade de vida dessas pacientes. Afinal, estão relacionadas à comorbidades como o sobrepeso, obesidade, esteatose hepática, hipertensão, diabetes tipo dois, câncer, infertilidade feminina e as intercorrências obstétricas. Além disso, os sintomas causados pelo hiperandrogenismo, como hirsutismo, acantose nigricans e acne, podem levar à uma diminuição da autoestima da mulher.

inositol

Estudo

Neste ano de 2021 foi publicada uma revisão sistemática na European Review for Medical and Pharmacological Sciences, com o objetivo de mostrar os benefícios psicológicos da terapêutica com inositol nas pacientes com SOP.   

De acordo com Cantelmi (2021) as pacientes com SOP são mais propensas a desenvolver quadros de depressão e transtornos de ansiedade, sendo algo nem sempre levado em consideração durante a assistência médica prestada à mulher com esta patologia. O índice de massa corpórea (IMC), hirsutismo, resistência insulínica, hiperandrogenismo e hipovitaminose D são fatores de risco para depressão e transtornos de ansiedade que as pacientes com SOP possuem.

Leia também: A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos

A principal orientação para pacientes com SOP é em relação ao estilo de vida saudável, o que melhora não somente o quadro metabólico da SOP, mas também o quadro psicológico da paciente. Porém, a prescrição de inositol adicionada às mudanças do estilo de vida, também melhoram os sintomas psicológicos dessas pacientes, sendo um medicamento seguro e de eficácia comprovada para manejo terapêutico dos distúrbios causados por essa síndrome.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Cantelmi T, Lambiase E, Unfer VR, Gambioli R, Unfer V. Inositol treatment for psychological symptoms in Polycystic Ovary Syndrome women. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2021 Mar;25(5):2383-2389. doi: 10.26355/eurrev_202103_25278. PMID: 33755979. 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.