Tratamento com inositol de sintomas psicológicos relacionados à síndrome dos ovários policísticos

Foi publicada uma revisão sistemática com o objetivo de mostrar os benefícios psicológicos da terapêutica com inositol nas pacientes com SOP. Saiba mais.

Quase dez por cento das mulheres na menacme apresentam síndrome dos ovários policísticos (SOP), afecção que afeta de maneira importante a qualidade de vida dessas pacientes. Afinal, estão relacionadas à comorbidades como o sobrepeso, obesidade, esteatose hepática, hipertensão, diabetes tipo dois, câncer, infertilidade feminina e as intercorrências obstétricas. Além disso, os sintomas causados pelo hiperandrogenismo, como hirsutismo, acantose nigricans e acne, podem levar à uma diminuição da autoestima da mulher.

inositol

Estudo

Neste ano de 2021 foi publicada uma revisão sistemática na European Review for Medical and Pharmacological Sciences, com o objetivo de mostrar os benefícios psicológicos da terapêutica com inositol nas pacientes com SOP.   

De acordo com Cantelmi (2021) as pacientes com SOP são mais propensas a desenvolver quadros de depressão e transtornos de ansiedade, sendo algo nem sempre levado em consideração durante a assistência médica prestada à mulher com esta patologia. O índice de massa corpórea (IMC), hirsutismo, resistência insulínica, hiperandrogenismo e hipovitaminose D são fatores de risco para depressão e transtornos de ansiedade que as pacientes com SOP possuem.

Leia também: A pílula anticoncepcional pode reduzir o risco de diabetes nos casos de síndrome dos ovários policísticos

A principal orientação para pacientes com SOP é em relação ao estilo de vida saudável, o que melhora não somente o quadro metabólico da SOP, mas também o quadro psicológico da paciente. Porém, a prescrição de inositol adicionada às mudanças do estilo de vida, também melhoram os sintomas psicológicos dessas pacientes, sendo um medicamento seguro e de eficácia comprovada para manejo terapêutico dos distúrbios causados por essa síndrome.

Referências bibliográficas:

  • Cantelmi T, Lambiase E, Unfer VR, Gambioli R, Unfer V. Inositol treatment for psychological symptoms in Polycystic Ovary Syndrome women. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2021 Mar;25(5):2383-2389. doi: 10.26355/eurrev_202103_25278. PMID: 33755979. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.