Tratamento da atrofia muscular espinhal estará liberado em breve no SUS

O Ministério da Saúde vai disponibilizar em breve pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o Spinraza®, único medicamento para atrofia muscular espinhal (AME).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar em breve pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o Spinraza®, único medicamento para atrofia muscular espinhal (AME). Através da portaria SCTIE/MS Nº24, assinada no dia 24 de abril, o acesso ao remédio está assegurado aos pacientes da doença.

Para pacientes com AME 5q Tipo 1, a portaria estabeleceu a incorporação do Spinraza® (nusinersena) ao SUS, nos moldes tradicionais. Já para os pacientes classificados com os tipos 2 e 3 da enfermidade, o Governo Federal se comprometeu a disponibilizar o remédio via compartilhamento de risco, modalidade inédita no país. A portaria ressalta a necessidade do acompanhamento dos dados de vida real para comprovar a evolução do paciente.

O documento indica que os serviços de referência em doenças raras, hospitais universitários estaduais e federais serão responsáveis pela dispensação do tratamento e pela coleta de dados referentes aos desfechos e parâmetros de efetividade clínica estabelecidos.

Com a publicação da portaria, um ponto bastante questionado pela comunidade de AME é sobre pacientes que estão em ventilação mecânica invasiva permanente, os quais não foram citados no projeto piloto, nem na primeira portaria, a nº 24/2019.

Saiba mais: FDA aprova primeira terapia gênica para atrofia muscular espinhal

Segundo Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, caberá aos médicos assistentes que fazem o acompanhamento destes pacientes indicarem o uso do tratamento.

Com isso, a recomendação do médico deverá ser respeitada pelo Ministério da Saúde e, assim, os pacientes em ventilação mecânica invasiva permanente terão acesso ao tratamento – respeitados os critérios necessários, como comprovação de teste genético.

Tratamento

A dose recomendada é de 12 mg (5 mL) por administração. O paciente deve iniciar o tratamento com SPINRAZA® o mais cedo possível após o diagnóstico com quatro doses de carga. As três primeiras doses de carga devem ser administradas em intervalos de 14 dias, ou seja, nos dias 0, 14 e 28. A quarta dose de carga deve ser administrada 30 dias após a terceira dose, ou seja, no dia 63. Em seguida, uma dose de manutenção deve ser administrada uma vez a cada quatro meses.

Estão disponíveis informações limitadas sobre a longa duração da eficácia e segurança do SPINRAZA® após três anos de início do tratamento de Atrofia Muscular Espinhal. A necessidade de continuação da terapia deve ser revisada regularmente e considerada de forma individual, dependendo das condições clínicas do paciente e da resposta ao tratamento

Se uma dose de carga for adiada ou esquecida, SPINRAZA® deve ser administrado o mais rapidamente possível, respeitando o intervalo de, pelo menos, 14 dias entre as doses. Em seguida, deve-se continuar a frequência de dose prescrita.

Na fase de manutenção, se uma dose planejada for adiada ou esquecida, SPINRAZA® deve ser administrado o mais rapidamente possível e, em seguida, deve-se continuar a frequência de dose prescrita.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades