Leia mais:
Leia mais:
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?
ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Tratamento da hipertensão na estenose aórtica grave

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na estenose aórtica grave, o tratamento da hipertensão poderia ter um risco de redução excessiva da pós-carga e hipotensão grave. A explicação seria que a estenose fixa impediria uma compensação do débito cardíaco. Só que na vida real, os outros benefícios de redução da PA parecem se sobrepor a este risco.

Em uma revisão recente sobre o assunto, pesquisadores observaram que a redução da PA tem uma correlação em J com risco de eventos cardiovasculares: redução e elevação excessivas são as situações de maior risco. O “ponto” ideal parece ser uma PA sistólica 130-140 mmHg e diastólica 70-90 mmHg.

Leia maisEstenose aórtica: como identificar e diagnosticar

Quanto aos anti-hipertensivos de escolha, iECA e betabloqueadores (exceto atenolol) foram as duas classes associadas com maiores benefícios. Há estudos, inclusive, sugerindo que os iECA ajudem a reduzir a progressão da calcificação valvar e melhorem a hipertrofia ventricular. Nas situações de urgência, o nitroprussiato também parece seguro.

Claro que esses estudos são com amostras pequenas e necessitam de confirmação em populações maiores, mas até isso ser feito, parece o caminho a ser seguido.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • J Cardiovasc Imaging. 2018 Jun;26(2):45-53. English. publicado em 22 junho de 2018. Korean Society of Echocardiography
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar