Tratamento de pênfigo: rituximabe combinado com prednisona é mais eficaz?

O pênfigo é uma doença autoimune rara caracterizada pela formação de bolhas na pele e em mucosas. Apenas 50% dos pacientes atingem a remissão completa.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O pênfigo é uma doença autoimune rara caracterizada pela formação de bolhas na pele e em mucosas. A combinação de altas doses de corticosteroides sistêmicos e medicamentos imunossupressores convencionais, principalmente azatioprina e micofenolato de mofetila, é considerada o tratamento padrão para os casos graves da doença. No entanto, apenas 50% dos pacientes atingem a remissão completa.

Muitos pacientes apresentam remissão e necessitam de uma terapia de corticosteroide de manutenção, levando a altas doses cumulativas de corticosteroides e efeitos colaterais. Uma vez que o tratamento prolongado com esse tipo de medicamento pode causar efeitos colaterais graves e até mesmo fatais, um estudo prospectivo multicêntrico (Ritux 3) foi realizado para avaliar se o uso de primeira linha de rituximabe como terapia adjuvante poderia melhorar a proporção de pacientes que atingem a remissão completa em comparação com o tratamento com corticosteroides isoladamente. Esse estudo foi realizado em 25 departamentos de dermatologia da França.

Os participantes elegíveis foram pacientes com pênfigo recentemente diagnosticado com idade entre 18-80 anos sendo tratados pela primeira vez (não no momento de uma recidiva).

Os pacientes receberem prednisona oral isoladamente 1,0 ou 1,5 mg/kg por dia, regime reduzido em 12 ou 18 meses (grupo prednisona em monoterapia) ou 1.000 mg de rituximabe intravenoso nos dias 0 e 14 e 500 mg aos 12 e 18 meses, combinados com prednisona de curta duração 0,5 mg ou 1 mg/kg por dia, regime reduzido em 3 ou 6 meses (grupo rituximabe mais prednisona em curto prazo). O seguimento foi realizado durante 3 anos.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre maio de 2010 e dezembro de 2012, 90 pacientes foram randomizados, sendo 46 para o grupo rituximabe mais prednisona em curto prazo e 44 para o grupo prednisona em monoterapia.

No mês 24, 41 (89%) pacientes do grupo rituximabe mais prednisona em curto prazo estavam em remissão completa off-terapia versus 15 (34%) pacientes do grupo prednisona em monoterapia (intervalo de confiança [IC] 95%: 38,4 a 71,7; p<0,0001). Esta diferença correspondeu a um risco relativo de sucesso de 2,61 (IC 95%: 1,71 a 3,99; p<0,0001), correspondendo a 1,82 pacientes (IC 95%: 1,39 a 2,60) que precisariam ser tratados com rituximabe mais prednisona (em vez de prednisona em monoterapia) para um sucesso adicional.

Não foi relato óbito durante o estudo. Os eventos adversos de grau 3-4 foram mais relatados no grupo prednisona em monoterapia (53 eventos em 29 pacientes, média 1,20; desvio padrão [DP]: 1,25) do que no grupo rituximabe mais prednisona (27 eventos em 16 pacientes, média 0,59; DP: 1,15; p=0,0021). Diabetes, distúrbio endócrino, miopatia e doenças ósseas foram os eventos mais comuns em ambos os grupos.

Este é o primeiro estudo de pacientes com pênfigo que comparou um regime de altas doses de corticosteroides com um regime de rituximabe mais baixa dose de corticosteroides. Com base nos resultados descritos, o estudo sugeriu que o uso de primeira linha de rituximabe mais prednisona em curto prazo em pacientes com pênfigo é mais eficaz do que o uso de prednisona em monoterapia, apresentando menos eventos adversos.

Referências:

  • Joly P, Maho-Vaillant M, Prost-Squarcioni C, Hebert V, Houivet E, Calbo S, et al. First-line rituximab combined with short-term prednisone versus prednisone alone for the treatment of pemphigus (Ritux 3): a prospective, multicentre, parallel-group, open-label randomised trial. Lancet [Internet]. 2017;6736(Ritux 3):1–10. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0140673617300703
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades