Leia mais:
Leia mais:
Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos
Check-up Semanal: sedação e bloqueadores neuromusculares, anticoagulante na obesidade e mais! [podcast]
Dicas de anticoagulação na obesidade
Semaglutida: uma nova era no tratamento da obesidade
ADA 2021: obesidade – descobertas, desenvolvimentos e novos rumos

Um novo tratamento para obesidade

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3A obesidade é um problema que está se disseminando pelo planeta, sendo o Brasil o 5o país em número de obesos (homens:12,5% e mulheres:16,9%). Sabemos que pacientes obesos desenvolvem inúmeros tipos de doença direta e indiretamente relacionados ao ganho do peso excessivo. Doenças cardiovasculares, distúrbios endócrinos, comprometimento osteoarticular e perturbações emocionais, são alguns dos problemas desenvolvidos por este grupo populacional.

Dieta e exercícios físicos compõem a base da terapêutica aplicada a estes pacientes. Em segundo plano, a associação de medicamentos a este tratamento, incluindo inibidores do apetite, antidepressivos, ansiolíticos e termogênicos, ainda é controverso. A cirurgia bariátrica está cada vez mais difundida, no entanto, consiste em uma proposta mais invasiva e de maior risco para o paciente, sendo reservada para pacientes graves e refratários ao tratamento medicamentoso.

A obesidade está diretamente relacionada a um comprometimento cerebral dos hábitos alimentares. Impulsividade, ansiedade e depressão são os pilares deste problema.

Um novo dispositivo, aprovado em janeiro 2015 pelo  FDA, apresenta-se como uma alternativa de tratamento, o VBLOC (Vagal Blocking Therapy). O VBLOC é implantado na região torácica, em um procedimento minimamente invasivo, com duração aproximada de 60-90 minutos. Este dispositivo, que é conhecido como marcapasso gástrico, atua inibindo o estimulo vagal aumentando a saciedade e reduzindo a fome. Os critérios para implante são os mesmo da cirurgia bariátrica: Obesidade mórbida ou severa. Efeitos colaterais de longo prazo ainda são desconhecidos, por isso um follow-up de 5 anos é recomendado.

Novos tratamentos médicos minimamente invasivos estão se tornando realidade na medicina. Sabemos objetivamente que a melhora da alimentação e a prática de atividade física  possuem um grande impacto não só no ganho de peso, como também em diversas outras patologias crônicas como hipertensão, diabetes e dislipidemia. É fundamental a orientação médica para a prevenção do ganho de peso e tratamento da obesidade.

500x250banner2

——–

Referências:

Projeto Diretrizes – Obesidade

FDA Approves Novel Implanted Device for Treating ObesityMedScape 2015

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.