Um novo tratamento para obesidade

A obesidade é um problema que está se disseminando pelo planeta, sendo o Brasil o 5o país em número de obesos (homens:12,5% e mulheres:16,9%). Sabemos que pacientes obesos desenvolvem inúmeros tipos de doença direta e indiretamente relacionados ao ganho do peso excessivo. Doenças cardiovasculares, distúrbios endócrinos, comprometimento osteoarticular e perturbações emocionais, são alguns dos problemas …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

250-BANNER3A obesidade é um problema que está se disseminando pelo planeta, sendo o Brasil o 5o país em número de obesos (homens:12,5% e mulheres:16,9%). Sabemos que pacientes obesos desenvolvem inúmeros tipos de doença direta e indiretamente relacionados ao ganho do peso excessivo. Doenças cardiovasculares, distúrbios endócrinos, comprometimento osteoarticular e perturbações emocionais, são alguns dos problemas desenvolvidos por este grupo populacional.

Dieta e exercícios físicos compõem a base da terapêutica aplicada a estes pacientes. Em segundo plano, a associação de medicamentos a este tratamento, incluindo inibidores do apetite, antidepressivos, ansiolíticos e termogênicos, ainda é controverso. A cirurgia bariátrica está cada vez mais difundida, no entanto, consiste em uma proposta mais invasiva e de maior risco para o paciente, sendo reservada para pacientes graves e refratários ao tratamento medicamentoso.

A obesidade está diretamente relacionada a um comprometimento cerebral dos hábitos alimentares. Impulsividade, ansiedade e depressão são os pilares deste problema.

Um novo dispositivo, aprovado em janeiro 2015 pelo  FDA, apresenta-se como uma alternativa de tratamento, o VBLOC (Vagal Blocking Therapy). O VBLOC é implantado na região torácica, em um procedimento minimamente invasivo, com duração aproximada de 60-90 minutos. Este dispositivo, que é conhecido como marcapasso gástrico, atua inibindo o estimulo vagal aumentando a saciedade e reduzindo a fome. Os critérios para implante são os mesmo da cirurgia bariátrica: Obesidade mórbida ou severa. Efeitos colaterais de longo prazo ainda são desconhecidos, por isso um follow-up de 5 anos é recomendado.

Novos tratamentos médicos minimamente invasivos estão se tornando realidade na medicina. Sabemos objetivamente que a melhora da alimentação e a prática de atividade física  possuem um grande impacto não só no ganho de peso, como também em diversas outras patologias crônicas como hipertensão, diabetes e dislipidemia. É fundamental a orientação médica para a prevenção do ganho de peso e tratamento da obesidade.

500x250banner2

——–

Referências:

Projeto Diretrizes – Obesidade

FDA Approves Novel Implanted Device for Treating ObesityMedScape 2015

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão