Tratar hipertensão noturna reduz risco cardiovascular?

Dois fenômenos podem ocorrer à noite: a PA não cair como deveria ou haver uma PA acima dos limites, a chamada hipertensão arterial sistêmica noturna.

O comportamento normal da pressão arterial (PA) durante o sono é uma redução entre 10 e 20% em relação ao padrão diurno. Esse processo pode ser mensurado na monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e os pacientes com este comportamento fisiológico são chamados de dippers.

Contudo, dois fenômenos podem ocorrer à noite: a PA não cair como deveria (non-dippers) ou haver uma PA acima dos limites (normal até 120/70), a chamada hipertensão arterial sistêmica (HAS) noturna.

Reparem então que estamos falando de duas situações diferentes, mas muitas vezes associadas: se a PA cai durante sono (padrão dipper vs non-dipper) e se a PA está dentro dos limites da normalidade dormindo (HAS noturna).

médico aferindo pressão de idosa com hipertensão

Hipertensão e risco cardiovascular

Ambas as situações estão associadas com maior risco de eventos cardiovasculares. A fisiopatologia inclui apneia do sono, hiperatividade simpática, disfunção endotelial, obesidade e resistência insulínica, entre outros. Apesar da indubitável associação com risco cardiovascular, discute-se a necessidade de tratar especificamente o período noturno. Para muitos pesquisadores, o importante era tratar a média da PA nas 24 horas.

Mas um estudo recente trouxe novidade importante. Um ensaio clínico recrutou 19 mil pacientes com hipertensão e randomizou para dois grupos: um com medicação em tomada única diária e outro com dose noturna.

O ponto fraco do estudo é que as medicações não foram padronizadas, mas seguiram escolha do médico assistente. Com isso, o grupo de dose noturna acabou usando um pouco mais de bloqueador de canais de cálcio e um pouco menos de diurético.

Leia também: Crise hipertensiva: quais os tratamentos de urgência e emergência?

Os resultados mostraram uma redução de 44% no risco de evento coronariano, 49% no de acidente vascular cerebral (AVC) e de 56% na morte cardiovascular! Na análise multivariada, este resultado esteve associado com menor PA à noite e maior descenso noturno no grupo com dose à noite dos anti-hipertensivos, e o benefício ocorreu em todos os subgrupos estudados.

Qual a mensagem prática?

Mesmo os grandes ensaios clínicos multicêntricos devem ser repetidos para confirmação. Mas no paciente com boa adesão e uma MAPA mostrando hipertensão noturna, a dose dividida com posologia noturna pode agregar benefício com maior controle da PA e menor risco cardiovascular.

Quer receber as principais novidades em Cardiologia? Inscreva-se aqui!

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.