Trazodona x benzodiazepínicos: qual medicamento previne quedas em idosos?

Geralmente prescrita para idosos com insônia, a trazodona tem sido relacionada com menor risco de quedas do que similares como os benzodiazepínicos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As quedas da própria altura (QPA) ocorrem quando o indivíduo cai do mesmo nível em que se encontra, da posição vertical para a horizontal. As causas são diversas, como vertigem, desmaio, perda de equilíbrio ou escorregões em objetos no chão. As consequências podem ir de leves -com arranhões ou pequenas contusões-, a graves -com traumatismo ou óbito-, dependendo da gravidade do impacto.

Devido à perda de massa muscular, enfraquecimento ósseo decorrente de osteoporose e alterações neurológicas, a QPA torna-se ainda mais preocupante em indivíduos com idade avançada, pois até pequenas quedas podem provocar lesões, fraturas e sequelas permanentes.

Leia mais: Pesquisadores encontram novo indicador para prever risco de queda em idosos

Geralmente prescrita para idosos com insônia, a trazodona em baixas doses tem sido relacionada com menor risco de quedas do que similares como os benzodiazepínicos. Um estudo realizado no Canadá entre 2010 e 2015, e publicado em setembro de 2018 no Journal of the American Geriatrics Society, comparou a ação dos dois fármacos a fim de comprovar se há diferença significativa entre eles.

A pesquisa contou com 7.791 participantes com idade ≥ 66 anos. Os voluntários foram designados em dois grupos: o primeiro recebeu uma dose média de 50 mg/dia de trazodona e o segundo grupo foi medicado com a mesma dosagem de benzodiazepínicos. Os desfechos primários observados foram quedas e fraturas no quadril e no pulso.

Após 90 dias de follow up, a taxa acumulada dos incidentes de quedas relacionadas a fraturas foi de 5,7% no grupo medicado com baixa dosagem de trazodona, e no grupo que recebeu benzodiazepínicos a taxa foi de 6,0% (hazard ratio 0,94; IC 95% [0,83–1,08]). A diferença entre os dois grupos foi de -0,29.

A pesquisa concluiu que não houve diferença significativa entre os dois fármacos na prevenção da QPA em pacientes na terceira idade.

Outros métodos mostraram-se mais eficazes, pois agem no fortalecimento corporal, como alongamentos e exercícios multimodais, que combinam aeróbica, flexibilidade e equilíbrio. Um outro estudo recente revelou que a prática de Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, reduziu em 58% o risco de QPA em idosos

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Bronskill SE et al. Low-dose trazodone, benzodiazepines, and fall-related injuries in nursing homes: A matched-cohort study. J Am Geriatr Soc 2018 Sep 24;. (https://doi.org/10.1111/jgs.15519)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades