Treino de resistência protege cérebro de Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é caracterizada por atrofia cerebral acelerada. Evidências sugerem que o treinamento de resistência progressiva pode combater perda de células do cérebro.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A esclerose múltipla é caracterizada por atrofia cerebral acelerada. Evidências sugerem que o treinamento de resistência progressiva pode combater perda de células do cérebro em outras populações, por isso, em um novo estudo pesquisadores analisaram se o exercício também pode beneficiar pessoas com a doença.

O artigo, publicado no Multiple Sclerosis Journal, apresentou um ensaio randomizado de 24 semanas, com um grupo de treinamento (n = 18, 24 semanas de exercícios de resistência progressiva seguido de atividade física auto-guiada) e de espera (n = 17, 24 semanas de estilo de vida habitual seguido de exercícios de resistência progressiva).

Veja também: ‘Amamentação: estudo indica benefício na prevenção da Esclerose Múltipla’

Os pesquisadores descobriram que o escore MSFC melhorou nos indivíduos do grupo de treinamento, mas o status de incapacidade expandida, a carga de lesão e o volume global de cérebro não diferiram entre os grupos. Houve uma tendência na porcentagem de diferença na mudança de volume cerebral. Maiores valores de espessura cortical absoluta foram observados em 19 de 74 regiões corticais investigadas após o treinamento de resistência.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o treinamento de resistência progressiva parece induzir um aumento na espessura cortical, indicando um efeito neuroprotetor ou mesmo neuroregenerativo na esclerose múltipla. No entanto, eles pedem cautela na interpretação dos resultados devido ao tamanho e duração do estudo.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

  • Can resistance training impact MRI outcomes in relapsing-remitting multiple sclerosis? Multiple Sclerosis Journal. First published date: July-28-2017. 10.1177/1352458517722645

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades