Leia mais:
Leia mais:
NOR-TEST 2 parte A: Ensaio clínico de fase 3 para avaliação de tenecteplase como terapia na fase aguda do AVC
Risco de sangramento com trombectomia mecânica em AVCi com ASPECT baixo
As inovações terapêuticas para o acidente vascular encefálico
AVC: trombectomia em até 24h melhora desfecho do paciente
Podemos trombolisar mais AVCs?

Trombectomia mecânica sem vs com trombólise intravenosa no AVCi agudo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Para pacientes elegíveis com acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCi), a terapia trombolítica intravenosa com alteplase (tPA)(ou tenecteplase ) é a terapia de primeira linha, desde que o tratamento seja iniciado dentro de 4,5 horas do “ïctus”. Como o benefício depende do tempo, é fundamental tratar os pacientes o mais rápido possível. 

Entre os pacientes que se qualificam para trombólise sistêmica com tPA, cerca de 25% apresentam coágulos/oclusão nos grandes vasos. O trombolítico geralmente não consegue dissolver esses, qual é a solução para esses casos? 

O tratamento endovascular é indicado neste cenário, para pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo devido a uma grande oclusão de artéria na circulação anterior que podem ser tratados dentro de 24 horas do ïctus”.

Surge a dúvida: O tPA deve ser realmente administrado em pacientes com oclusão de grandes vasos? Tem algum benefício?

avci

Estudo

O estudo de LeCouffe e col. estudaram essa questão e concluíram que não se pôde excluir o tPA neste cenário, e que os benefícios são maiores em administrá-lo. De fato, os pacientes que receberam tPA, em média, tiveram melhores resultados do que aqueles nos quais foi ignorado. Isso foi confirmado no estudo de Suzuki e col. do Japão e em um estudo suíço, apresentado, mas ainda não publicado (SWIFT-DIRECT).  

O estudo chinês de Zi e col. também demonstraram os benefícios de não excluir a tPA neste cenário.

Leia também: Monitorização de longo prazo para FA subclínica após AVCi

Por que é importante essa discussão?

Apesar do trombolítico não conseguir dissolver coágulos de grandes vasos, as evidências é que o tPA deve ser administrado o mais rápido possível em TODOS os pacientes qualificados, incluindo aqueles que são candidatos à trombectomia endovascular.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# LeCouffe NE, et al. A Randomized Trial of Intravenous Alteplase before Endovascular Treatment for Stroke. N Engl J Med. 2021 Nov 11;385(20):1833-1844. doi: 10.1056/NEJMoa2107727. PMID: 34758251. # Suzuki K, Matsumaru Y, Takeuchi M, et al. Effect of Mechanical Thrombectomy Without vs With Intravenous Thrombolysis on Functional Outcome Among Patients With Acute Ischemic StrokeThe SKIP Randomized Clinical TrialJAMA. 2021;325(3):244–253. doi:10.1001/jama.2020.23522 # Zi W, et al. DEVT Trial Investigators. Effect of Endovascular Treatment Alone vs Intravenous Alteplase Plus Endovascular Treatment on Functional Independence in Patients With Acute Ischemic Stroke: The DEVT Randomized Clinical Trial. JAMA. 2021 Jan 19;325(3):234-243. doi: 10.1001/jama.2020.23523. PMID: 33464335; PMCID: PMC7816099.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.