Leia mais:
Leia mais:
ESC 2021: edoxabana versus varfarina pós-TAVI em pacientes com FA
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Trombose: devemos suspender a pílula em tempos de Covid-19?
SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide
Covid-19: 39% angiologistas atenderam ao menos um paciente infectado com trombose

Trombose venosa cerebral: uso do dabigratana é seguro?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Após uma fase inicial tratada com heparinização plena, a maioria dos pacientes com trombose venosa cerebral (TVC) são tratados com varfarina profilática, enquanto alguns recebem anticoagulantes orais diretos – como o dabigatrana – , mas estes últimos sem confirmação de benefício claro (off label).

Para responder à pergunta sobre a eficácia e a segurança deste possível tratamento foi realizado o trabalho RE-SPECT CVT Study Group, um trial europeu acompanhou 120 pacientes com TVC (55% mulheres, idade 40 a 49 anos, 90% com cefaleia na abertura do quadro) durante 24 semanas de tratamento com varfarina versus dabigatrana 150 mg 12/12 horas.

Neste estudo, não foram incluídas etiologias específicas para as TVC, como trauma ou infecção. Por outro lado, decidiu-se incluir hemorragia intraparenquimatosa, uma complicação possível da TVC (no parênquima cerebral adjacente à trombose) que permite usar anticoagulante, pois este tipo de sangramento tem mais chance de piorar se a trombose não for tratada.

Veja também: Trombose venosa cerebral: keypoints da nova diretriz para diagnóstico e tratamento

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

TVC: varfarina ou dabigatrana?

Em um seguimento de 25 semanas, os principais resultados foram os seguintes:

  • Não houve piora da TVC com varfarina ou dabigatrana;
  • Houve melhora na TVC em 67% e 60%, respectivamente;
  • Sangramento ocorreu em 20% dos pacientes em cada grupo de tratamento;
  • Não ocorreram outros eventos de tromboembolismo venoso recorrente com varfarina ou dabigatrana.

Como críticas a este estudo, ele teve uma amostra pequena e não foi possível estabelecer não-inferioridade ou superioridade. Além disso, como alguns pacientes necessitam de anticoagulação indefinida, é necessário um acompanhamento a longo prazo para confirmar a segurança e a eficácia além das 25 semanas que foram observadas nesta estudo atual.

Resumindo, apesar de problemas metodológicos, a eficácia e a segurança foram semelhantes entre dabigatran e varfarina para trombose venosa cerebral.

Sobre a trombose venosa cerebral

A trombose venosa cerebral (TVC) nem sempre é um quadro clínico óbvio, mas frequentemente trata-se de pacientes com cefaleia nova sem explicação etiológica esclarecida. É uma doença cerebrovascular pouco prevalente (cerca de 1% dos casos de acidente vascular cerebral), causada pela oclusão dos seios venosos e/ou das veias cerebrais por trombos.

Ocorre mais em adultos jovens, principalmente mulheres. A mortalidade é em torno de 10%, e cerca de 80% dos pacientes conseguem se recuperar sem nenhuma sequela.

Para o diagnóstico, podem ser utilizadas angiotomografia venosa, angiorressonância magnética venosa ou angiorressonância intra-arterial.

cadastro portal

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Ferro JM, et al. Safety and Efficacy of Dabigatran Etexilate vs Dose-Adjusted Warfarin in Patients With Cerebral Venous Thrombosis. A Randomized Clinical Trial. JAMA Neurol. Published online September 3, 2019. doi:10.1001/jamaneurol.2019.2764
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar