Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: D-dímero na Covid-19, anestésico tópico em vias aéreas e mais! [podcast]
Trombose: devemos suspender a pílula em tempos de Covid-19?
SBR se posiciona sobre as vacinas de vetores virais contra Covid-19 e síndrome antifosfolípide
Covid-19: 39% angiologistas atenderam ao menos um paciente infectado com trombose
Check-up Semanal: maconha na gestação e autismo, cetamina em pediatria e mais! [podcast]

Trombose venosa profunda: qual benefício no uso de meias compressivas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A trombose venosa profunda (TVP) caracteriza-se pela presença de trombos na circulação venosa profunda, acometendo principalmente membros inferiores e pelve. Quando identificada a presença da doença aguda, o tratamento deve ser iniciado imediatamente com uso de anticoagulantes.

Uma pesquisa randômica realizada na Holanda entre 2011 e 2017, e publicada em setembro de 2018 na revista American Society of Hematology, constatou que a terapia compressiva aplicada imediatamente após o diagnóstico de TVP reduziu em 20% a obstrução venosa residual e auxiliou na consequente prevenção da síndrome pós-trombótica.

O levantamento acompanhou 592 pacientes, com idade média de 57 anos, diagnosticados com TVP e os dividiu aleatoriamente entre dois grupos, o primeiro foi tratado com bandagem de compressão multicamadas ou com terapia compressiva com meias de pressão (35 mmHg) imediatamente após o diagnóstico (24 horas), o segundo grupo não recebeu o tratamento. Todos os participantes foram medicados com anticoagulantes por um período médio de 258 dias.

Leia mais: Trombose Venosa Profunda: como diagnosticar?

A presença de obstrução venosa residual foi verificada por meio de ultrassonografia, incidentes de síndrome pós-trombótica foram observados após seis a 24 meses, escore Villalta >5. A porcentagem de pacientes que receberam terapia compressiva 24 horas após o diagnóstico de trombose venosa profunda foi significantemente baixa em relação aos indivíduos que não receberam. (46,3% vs. 66,7%; Odds Ratio 0,46 IC 95% [0,27-0,80]; p=0.005). Os pacientes cujos exames não identificaram a obstrução venosa residual tiveram menos chance de desenvolver a síndrome pós-trombótica (46,0% vs. 54,0%; OR 0,65 IC 95% [0,46-0,92]; p=0.013).

Os pesquisadores concluíram que a terapia de compressão aliada à anticoagulação diminui a chance de complicações da TVP. Eles recomendam que todos os pacientes diagnosticados com a doença iniciem o tratamento imediatamente.

*Obs: Não foram verificadas diferenças significativas entre a compressão por meia elástica e a bandagem de compressão multicamadas.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar