Tuberculose: ainda temos esse problema? [vídeo]

Neste episódio, Fernanda Rueda explica sobre a infecção pela tuberculose no acometimento neurológico e da meninge.

A tuberculose, que classicamente afeta os pulmões e determina formação de cavidades, com perda tecidual importante e alterações sequelares, pode por vezes acometer também o sistema nervoso central, principalmente em pacientes com algum grau de imunossupressão, incluindo pacientes com AIDS.

A manifestação neurológica mais comum é a meningite, onde há envolvimento mais comum da paquimeninge da base do crânio, o que está associado a uma séria de complicações em virtude das estruturas nobres que passam junto à base do crânio. Há também possibilidade de envolvimento do parênquima cerebral, que chamamos de tuberculomas e formam massas intraparenquimatosas, com efeito de massa, determinando compressão sobre estruturas adjacentes.

Assista ao vídeo!

Confira esse e outros conteúdos do Neurorradio em pauta no Youtube!

Dentre as complicações relacionadas a meningite, devemos considerar as possibilidades de: hidrocefalia (por obstrução do fluxo liquórico ao nível do aqueduto cerebral), arterite (com inflamação das paredes dos vasos, num processo de vasculite, o que pode determinar oclusão de pequenos vasos com isquemia tecidual) e a formação de abscessos cerebrais (onde há restrição à difusão) e ainda cerebrite, ou seja, inflamação/infecção do parênquima cerebral, notadamente do córtex.

Deve-se ainda considerar a possibilidade de extensão da meningite à região da medula, ou seja, investigação do neuroeixo é necessária em casos de tuberculose do SNC, até porque pode haver gotejamento de partículas infecciosas pelo líquor e levar ao envolvimento da meninge junto ao cone medular, com síndrome da cauda equina associada.

Tópicos abordados no vídeo

  • Padrão radiológico da tuberculose.
  • Quais são as principais complicações da tuberculose no SNC.
  • A importância da investigação do neuroeixo.
  • Método mnemônico para busca ativa de complicações da tuberculose.

Veja também:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades