Tuberculose: novo método de análise diminui tempo e custo de testes

Um novo método promete diminuir o período e o custo hospitalar com os exames clínicos para diagnóstico da tuberculose. Saiba mais.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora esteja em declínio, a incidência de tuberculose ainda é alta no Brasil. De acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, criado pelo Ministério da Saúde, o país registrou 75 mil novos casos em 2016. O tempo do diagnóstico é determinante na sobrevida do paciente. Um novo método desenvolvido nos Estados Unidos promete diminuir o período e o custo hospitalar com os exames clínicos da doença.

Em um levantamento divulgado em agosto na JAMA Internal Medicine, o novo método se mostrou eficaz na identificação da tuberculose, e a rapidez no diagnóstico diminuiu a estadia do paciente no hospital. O algoritmo é calculado com base na análise molecular laboratorial e aplicado ao tradicional exame de baciloscopia direta do escarro. O objetivo do estudo é verificar o impacto do algoritmo no método tradicional.

Leia mais: Teste molecular na tuberculose extrapulmonar: uma boa alternativa diagnóstica?

Para avaliar o novo método, pesquisadores realizaram um estudo de coorte com pacientes com suspeita de tuberculose, atendidos no hospital Zuckerberg San Francisco General Hospital and Trauma Center, entre 2014 e 2016. Como o algoritmo de testagem molecular começou a ser aplicado em 2015, o levantamento contou com 233 voluntários do período da pré-implementação e 259 participantes da pós-implementação e comparou os resultados dos dois grupos. A faixa etária dos indivíduos era em média de 54 anos.

Resultados

A pesquisa concluiu que o tempo médio do primeiro resultado depois da coleta do escarro no grupo pós-implementação da testagem molecular foi menor do que no grupo da pré-implementação (4,6 horas vs 18,4 horas), o tempo médio do resultado final a partir da coleta do escarro também foi inferior no primeiro grupo em relação ao segundo (22,4 horas vs 39,1 horas).

O novo método também diminuiu o período de internação dos pacientes. No grupo pós-implementação, o tempo de estadia em comparação com o grupo da pré-implementação foi em média de 4,9 dias vs 6,0 dias (P=0,03), resultando em uma alta hospitalar mais rápida no primeiro grupo.

O desempenho do novo algoritmo também impactou positivamente no custo com despesas médicas, pois o diagnóstico mais eficiente e preciso significou menor uso de recursos hospitalares. O novo algoritmo diagnosticou com acurácia todos os tipos de tuberculose e ainda identificou rapidamente 251 pacientes com resultado negativo para a doença; a economia foi em média US$ 13.347 por resultado negativo. A estimativa dos pesquisadores é que o hospital deixe de gastar mais de US$ 3 milhões anualmente.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Chaisson LH, Duong D, Cattamanchi A, et al. Association of Rapid Molecular Testing With Duration of Respiratory Isolation for Patients With Possible Tuberculosis in a US Hospital. JAMA Intern Med. Published online August 27, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.3638
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/brasil-tem-34-dos-casos-de-coinfeccao-de-tuberculose-e-hiv-do-mundo
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ProgramaTB.pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades