Tudo o que o médico precisa saber sobre o hemograma: série vermelha

O hemograma é um dos principais exames solicitados na prática, utilizado como um subsídio ao diagnóstico, classificação e monitoramento de patologias.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Daremos início a uma série de conteúdos abordando as principais informações contidas nos números absolutos e índices de cada uma das três séries do hemograma.

O hemograma constitui um dos principais exames solicitados na prática clínica, utilizado como um subsídio ao diagnóstico, classificação e monitoramento de uma ampla variedade de patologias. Ele pode ser dividido didaticamente em três partes: série vermelha (hemácias), branca (leucócitos) e plaquetária (plaquetas). Seja à nível ambulatorial ou hospitalar, em todos os níveis de atenção, sua interpretação correta é de fundamental importância para o manejo adequado do paciente.

A série vermelha no hemograma

O proeritroblasto é considerado o primeiro precursor eritroide que pode ser reconhecido, morfologicamente, na medula óssea. Durante os estágios de maturação até a formação do eritrócito (hemácia), passa por alguns estágios intermediários (eritroblasto basófilo, eritroblasto policromatófilo, eritroblasto ortocromático ou acidófilo e reticulócito). Toda essa etapa leva em torno de seis a sete dias.

De uma maneira geral, sob condições fisiológicas, no sangue periférico encontramos os reticulócitos e eritrócitos. Quando os eritroblastos ortocromáticos ou acidófilos perdem seu núcleo, dão origem aos reticulócitos.

Os reticulócitos são considerados hemácias imaturas que contém ácido ribonucleico (RNA) para a síntese de hemoglobina. Possuem uma meia vida de aproximadamente 24 horas no sangue periférico (quando perdem o RNA), representando cerca de 0,5 a 1,5% da população eritrocitária em um adulto normal (em números absolutos, cerca de 25 a 75 x 109/L). Eles fornecem uma estimativa da taxa de produção eritrocitária, uma medida da eritropoese efetiva.

Melhor do que simplesmente a porcentagem, uma expressão significativa da eritropoese pode ser observada pela: contagem absoluta = reticulócitos (%) x eritrócitos totais; índice de reticulócitos = reticulócitos (%) x (hematócrito observado/hematócrito normal); índice de produção dos reticulócitos = (índice de reticulócitos) x (1/ tempo de maturação).

Leia mais: Você sabe o impacto de um “simples” hemograma?

Os eritrócitos (RBC), também chamados de hemácias, constituem os elementos figurados mais abundantes no sangue periférico. Seu valor de referência varia conforme a idade e sexo. Para um adulto do sexo masculino, varia de 4,3 a 6,0 M/mm3, e para o sexo feminino, de 3,9 a 5,3 M/mm3.

A hemoglobina (Hb) é o seu principal componente das hemácias, cuja função principal é o transporte de oxigênio e gás carbônico. Para um adulto do sexo masculino, sua concentração pode variar de 13,5 a 17,8 g/dL, e para o sexo feminino, de 12,0 a 16,0 g/dL.

O hematócrito (Ht) é a razão entre o volume eritrocitário em relação ao volume total de sangue, sendo expresso em uma porcentagem. O valor de referência para a homem adulto é de 41 a 54%, e para uma mulher adulta, de 36 a 48%.

De um modo geral, ele corresponde a aproximadamente 3x o valor da hemoglobina.

Índices eritrocitários (hematimétricos)

Introduzidos por Wintrobe, são utilizados para a caracterização morfológica das anemias. A partir do número absoluto de eritrócitos, da concentração da hemoglobina e do hematócrito, eles podem determinar o tamanho, concentração de hemoglobina e o conteúdo dos eritrócitos.

O VCM (volume corpuscular médio) corresponde ao volume médio dos eritrócitos, expresso em femtolitros (fL), calculado pela seguinte equação: VCM (femtolitros) = Ht(%) x 10 / eritrócitos (milhões por mm3). Valor de referência para um adulto: 80 a 100 fL.

A HCM (hemoglobina corpuscular média) representa o conteúdo (peso) de Hb do eritrócito, expresso em pictogramas (pg). HCM (picogramas) = Hb (g/dL) / número de eritrócitos (x 1012 L). Valor de referência para um adulto: 27 a 33 pg.

Já a CHCM (concentração da hemoglobina corpuscular média) é a concentração média de hemoglobina em um volume determinado de eritrócitos, expressando o resultado em g/dL. CHCM = Hb (g/dL) / Ht (%). Seus valores de referência para um adulto variam de 32 a 36 g/dL.

Mais do autor: Pseudoplaquetopenia induzida pelo anticoagulante presente nos tubos de hemograma (EDTA)

Outros índices podem ser obtidos pelos aparelhos hematológicos automatizados:

  • HDW (Hemoglobin Distribution Width): corresponde ao grau de anisocromia (variação da concentração de hemoglobina dos eritrócitos), expresso em g/dL. VR: 2,2 a 3,2 g/dL.
  • RDW (Red Distribution Width) ou índice de anisocitose: avalia a variação do tamanho dos eritrócitos, expresso em porcentagem. VR: 11,0 a 14,5%.

Apesar da grande evolução tecnológica e precisão dos contadores hematológicos automatizados, a análise microscópica das extensões sanguíneas em lâmina (hematoscopia) ainda é imprescindível em alguns casos, devendo ser avaliada muito criteriosamente pelo microscopista.

Referências bibliográficas:

  • Henry JB. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais. 20ª ed. São Paulo: Editora Manole; 2008.
  • Jacobs DS, Demott WR, Oxley DK. Jacobs & demott laboratory test handbook with key word index, 5th ed. Hudson, OH: Lexi-Comp, Inc; 2001.
  • Kanaan S. Laboratório com interpretações clínicas. 1a ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2019.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags