Úlcera venosa: abordagem do enfermeiro no cuidado ao paciente

Úlceras venosa é uma lesão crônica associadas à hipertensão venosa dos membros inferiores e correspondem a 80-90% das úlceras encontradas na perna. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Definição: As úlceras venosas são lesões crônicas associadas à hipertensão venosa dos membros inferiores e correspondem a um percentual que varia de 80 a 90% das úlceras encontradas nesta localização.

O conteúdo abaixo faz parte do Nursebook. Clique aqui para ter acesso a medicamentos, calculadoras, procedimentos de enfermagem e muito mais!

A insuficiência venosa crônica (IVC) é a causa mais comum das úlceras de perna. É definida como uma anormalidade do funcionamento do sistema venoso causada por uma incompetência valvular, associada ou não à obstrução do fluxo venoso. Pode afetar o sistema venoso superficial, o sistema venoso profundo ou ambos.

Fisiopatologia: Úlceras venosas geralmente ocorrem quando as válvulas das veias das pernas estão danificadas e o fluxo sanguíneo, que deveria ocorrer das veias superficiais para as veias profundas, passa a fluir sem direção ocasionando hipertensão venosa, fazendo com que os capilares se tornem mais permeáveis propiciando que macromoléculas, como fibrinogênio, hemácias e plaquetas, passem para o espaço extra vascular.

Este evento causa alterações cutâneas como edema, eczema, hiperpigmentação e lipodermatoesclerose, fazendo com que a pele fique mais sensível e propícia ao surgimento de uma lesão.

Anamnese:

Durante a consulta, o enfermeiro deve realizar a avaliação clínica por meio da história, antecedentes e exame físico do paciente, que se tornam fundamentais para estabelecer o diagnóstico da úlcera.

Para que o enfermeiro possa tratar de pacientes com úlceras da perna, como a úlcera venosa, é necessário compreender o processo de reparo tecidual, identificar as doenças de base e suas implicações, além de conhecer as características clínicas e histopatológicas das úlceras, a fim de direcionar a assistência adequada.

As pessoas com maior risco de desenvolverem úlceras de perna venosas são as que já tiveram uma úlcera de perna.

Outros fatores de risco são:

  • Veias varicosas;
  • Quadros anteriores de trombose venosa profunda na perna afetada;
  • Flebite na perna afetada;
  • Fratura, trauma ou cirurgia anterior;
  • Histórico familiar de doenças venosas;
  • Sintomas de insuficiência venosa: dor na perna, sensação de pernas pesadas, pernas doridas, comichão, inchaço, lesões na pele, pigmentação e eczema.

Exame Físico:

Ao exame físico, o membro acometido pode apresentar alterações eczematosas com eritema, descamação, prurido e, ocasionalmente, exsudato.

De um modo geral, a úlcera venosa é uma ferida de forma irregular, superficial no início, mas podendo se tornar profunda, com bordas bem definidas e comumente com exsudato amarelado. A região predominante deste tipo de úlcera é a porção distal dos membros inferiores, mas principalmente, na região do maléolo medial. Contudo, podem estar presentes em outras partes das pernas, quando desencadeadas por traumas ou infecções.

Importante!

  • Verificar as medidas antropométricas (peso e altura);
  • Localização da úlcera;
  • Condições da pele;
  • Presença de calosidades;
  • Atrofias musculares;
  • Edema (inchaço);
  • Pulsos (pedioso e tibial posterior);
  • Alterações de sensibilidade e sinais de inflamação.

Tratamento

O tratamento clínico oferecido ao portador de úlcera venosa consiste na realização do curativo, terapia compressiva, prescrição de dieta que favoreça a cicatrização, orientações quanto à importância de repouso e do uso de meias de compressão após a cura da ferida.

Leia mais: Tuberculose: abordagem do enfermeiro no cuidado ao paciente

A cobertura para a úlcera venosa deve absorver o exsudato do leito da lesão, manter ambiente local úmido, ser de fácil aplicação e remoção a fim de evitar traumas durante a troca, minimizar a dor da ferida, ser hipoalergênica, ser impermeável a patógenos, ser estéril e livre de contaminantes, bem como prover isolamento térmico.

Portanto, no tratamento ao paciente com úlcera venosa o enfermeiro deve:

  • Envolver medidas que auxiliem o retorno venoso para redução de edema;
  • Realizar curativo com alta capacidade de retenção de exsudato, principalmente ao iniciar terapia compressiva;
  • Escolher adequadamente o tipo de cobertura adequada a cada fase do tratamento, observando sempre o leito da lesão e as características da úlcera no momento do atendimento;
  • Monitorar a pele periferida quanto à maceração;
  • Desbridar tecido desvitalizado;
  • Enfaixamento compressivo e bota de Unna indicados desde que não tenha infecção ou pulso ausente;
  • Repouso diário, sendo 2 horas pela manhã e à tarde ou 10 minutos a cada hora no mínimo, com MMII elevados, sem fletir os joelhos;
  • Deambulação moderada, e seguida de repouso;
  • Evitar permanecer muito tempo em pé ou sentado;
  • Estimular caminhadas e exercícios para extremidades inferiores: 20 exercícios, 3x ao dia, de flexão plantar apoiando-se nas pontas dos pés.

Prevenção e orientações ao paciente

A prevenção da úlcera venosa consiste em:

  1. Repouso com elevação dos membros inferiores, pois facilita o retorno venoso. Os pés devem permanecer elevados pelo menos a 30 graus. Deve ser orientado com moderação em pacientes idosos, uma vez que pode afetar a mobilidade.
  2. O uso de meias de compressão é aconselhável para prevenir o edema e melhorar o efeito da bomba muscular, conforme avaliação e prescrição médica;
  3. A caminhada e exercícios de elevar o calcanhar ocasionam flexão e contração dos músculos da panturrilha. Estes são necessários para a manutenção da bomba muscular;
  4. Cuidados com a pele: a pele do membro afetado tende a ser descamativa e apresentar dermatite, por isso é necessária cautela na escolha do produto. Os cremes ou loções com fragrâncias ou corantes devem ser descartados. Um emoliente suave deve ser a opção.
  5. Reduzir o peso corporal;
  6. Realizar avaliação clínica periódica, para pesquisa de anemia, desnutrição, hipertensão e insuficiência cardíaca;
  7. Evitar traumas nos membros inferiores.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse agora o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas para úlceras neurotróficas e traumáticas / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • Santana, RF; Oliveira, BGRB; Cavalcanti, ACD; Nogueira, GA. Nursing diagnoses in patients with chronic venous ulcer: observational study. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2015 abr./jun.;17(2):333-9.
  • Carmo SS, Castro CD, Rios VS, Sarquis MGA. Atualidades na assistência de enfermagem a portadores de úlcera venosa. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2007;9(2):506-17.
  • AZEVEDO, G. A. M.; MIRANDA, M.; ALVES, P. Prevenção e Tratamento de Feridas: Da Evidência à Prática. 1. ed. Novembro, 2014.
  • LOPES, MF; ZUFFI, FB. Cuidados aos portadores de úlcera venosa: percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. 2012
  • Guimarães, JAB; Nogueira, LMC; Diretrizes para o tratamento da úlcera venosa. Enfermería Global No 20 Octubre 2010.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags