Últimos dias de inscrições nos cursos gratuitos à distância sobre prevenção da automutilação e do suicídio

Interessados nos cursos à distância de Prevenção da Automutilação e de Prevenção ao Suicídio têm até o dia 26 de outubro para se inscrever.

Os interessados nos cursos de ensino à distância de Prevenção da Automutilação e de Prevenção ao Suicídio, promovidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), tem até o dia 26 de outubro para realizar as inscrições no site prevencaoevida.com.br.

Os cursos fazem parte do I Ciclo de Promoção e Prevenção em Saúde das Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida lançado em setembro pelo Ministério da Saúde. Até o momento, já são mais de 51 mil inscritos.

Os módulos possuem carga horária de 20 e 40 horas. O site também reúne todo o conteúdo como os fascículos, cartilhas e as videoaulas. Todo o material é disponibilizado por módulos.

Veja também: PEBMED Summit 2020: Prevenção ao suicídio entre os idosos [vídeo]

O objetivo é qualificar profissionais de saúde, educadores da rede pública e particular de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, estudantes universitários dos cursos de medicina/psiquiatria, psicologia, direito, serviço social, teologia e enfermagem; líderes de associações religiosas, líderes comunitários, entidades beneficentes e movimentos sociais ligados à criança e ao adolescente e ainda multiplicadores para a abordagem de crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos.

Cursos à distância de Prevenção da Automutilação e de Prevenção ao Suicídio

Saiba mais sobre a iniciativa

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação promove a abordagem adequada aos temas de prevenção da automutilação e ao suicídio, de forma pedagógica e didática.

São utilizadas ferramentas de educomunicação que permitam a promoção e difusão das informações de forma sistemática para o público adolescente, por faixa etária, assim como o engajamento de profissionais de dos conselhos tutelares, educadores, profissionais de saúde, lideranças de movimentos sociais e religiosos.

As ações de formação e de mobilização utilizam estratégias com abordagens pedagógicas e didáticas para trabalharem o cotidiano de forma implicar na reflexão crítica das práticas profissionais e na transformação dos processos de trabalhos, facilitando o desenvolvimento da comunidade que o educando está inserido, pois estimula o diálogo e participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura de realidade social.

Prosseguimento da campanha

No primeiro ciclo, as ações são voltadas à prevenção do suicídio e da automutilação. As atividades incluem cursos à distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação e entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Nos próximos meses, as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida também irão abordar mais três assuntos de forma inédita: prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas a ética da vida (relacionada à prevenção da violência contra crianças, mulheres e idosos). Assim como na prevenção ao suicídio e da automutilação, as outras temáticas também vão promover atividades educativas e itinerantes.

Ouça mais: Check-up Semanal: prevenção do suicídio, testes para Covid-19 e mais! [podcast]

O projeto Ações Integradas de Educomunicação para Prevenção ao Suicídio e da Automutilação é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS)

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.